CIL oferece atendimento inclusivo para a comunidade surda em Parobé

Foto: Prefeitura de Parobé

Por Prefeitura de Parobé

Completando um ano e oito meses de atuação, a Central de Interpretação de Libras (CIL) de Parobé segue promovendo a inclusão e garantindo a cidadania da pessoa surda. O espaço fornece o serviço de tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da disponibilização da intérprete Miriam Freitas da Silva, que dá suporte à pessoa com deficiência auditiva que necessite de qualquer tipo de atendimento.

Neste tempo de existência, a Central de Libras já prestou mais de 350 atendimentos para pessoas surdas em serviços como consultas médicas, entrevistas de emprego, matrícula escolar, agências bancárias, e outros, no município de Parobé.

Pessoas como a auxiliar administrativa Aline Silveira, e o esposo, o montador de calçados Rafael Rodrigues, que são deficientes auditivos, e que celebram por contarem hoje com a acessibilidade do uso da intérprete, serviço que já utilizaram para atendimentos em diversos serviços públicos e privados, como entrevistas de emprego, consultas médicas, entre muitos outros.

“É muito importante para nós que a Prefeitura de Parobé disponibilize esse serviço para a comunidade surda. Também ficamos felizes por Parobé pensar na inclusão das pessoas como um todo, como no transporte público gratuito que conta com acessibilidade para cadeirantes. É muito bom morar em uma cidade que pensa na acessibilidade”, destaca Aline.

O prefeito Diego Picucha ressalta a satisfação que a Central de Libras vem dando ao facilitar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. “Esse é uma de muitas ações que vem ao encontro do compromisso que a gestão municipal possui em promover a inclusão social e possibilitar a cidadania ativa de seus munícipes. Tornar os serviços públicos municipais cada vez mais acessíveis é uma preocupação de nossa gestão”, ressalta Picucha.

A intérprete Miriam destaca que são muitas as dificuldades a serem combatidas pelos surdos. “É fundamental que todas as cidades reconheçam a importância dessa acessibilidade que temos aqui em Parobé e sigam esse exemplo”, ressalta.

O serviço

O serviço funciona junto à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Rua Vera Cruz, 120), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Os contatos também podem ser feitos pelo telefone/Whatsapp 91589827 ou pelo email cilparobe@parobe.rs.gov.br

Destaque internacional

Outra realização da Central Municipal de Libras (CIL), a cartilha Viva a Acessibilidade, elaborada pela CIL e lançada durante a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Parobé em agosto de 2021, foi destaque fora do país e foi apresentada no 1º Congresso Internacional de Literacias Fundamentais, realizado em novembro de 2021 no Chile. A Cartilha destaca informações sobre leis de acessibilidade e, ainda, explicações sobre os tipos de deficiência.