Cidades do Vale do Paranhana realizam coleta de resíduos eletrônicos conscientizando a comunidade

Objetos que contenham componentes eletroeletrônicos devem ser descartados de forma consciente. Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e busca conscientizar a população quantos aos cuidados que devemos ter com a natureza, pois fazemos parte dela e dependemos dela para viver. Durante toda a semana que passou as cidades da região do Vale do Paranhana realizaram atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente. Foram atividades em escolas, eventos abertos à população, ações em locais públicos e dentro da casa de cada cidadão.

Atualmente, entre os resíduos que mais preocupam os órgãos responsáveis estão os oriundos de materiais eletrônicos. “Nos tempos em que vivemos, de rápido avanço tecnológico, em que se gera muito resíduo eletrônico, é importante que se dê um destino correto para eles”, destacou em nota a Secretaria de Meio Ambiente de Três Coroas. Para a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Riozinho, Keli Pires, a preocupação com a destinação correta destes materiais aumentou, visto que “estes podem possuir uma série de metais pesados e outros elementos tóxicos, que podem levar a contaminação do solo, da água e do ar, causando o desequilíbrio ecológico e trazendo riscos à saúde”, complementa Keli. Resíduo eletrônico é todo objeto que contenha componentes eletroeletrônicos, como computadores, televisores, celulares/smartphones, entre outros, que possam conter chumbo e mercúrio em sua composição.

Diferença entre lixo e resíduo

Apesar de se referirem ao mesmo tipo de material, há muita diferença entre o que é lixo e o que são resíduos. A definição de lixo tem a ver com tudo aquilo que não apresenta nenhuma serventia para quem o descarta. Contudo, o que não serve pra você, pode se tornar matéria-prima para outro. Desta forma, resíduo é aquilo que pode ser reutilizado e reciclado. Nesta categoria se encontram os resíduos eletrônicos. Para o diretor de Meio Ambiente da cidade de Parobé, Carlos Freitas, saber esta diferença é uma peça fundamental para a conscientização. “Eu tenho como foco em todos esses projetos de mudar a consciência ambiental e as pessoas terem uma diferenciação entre o que de fato é lixo e o que é resíduo reciclável. Esse é o principal foco de tudo isso” fala Freitas sobre os projetos de conscientização em andamento no município de Parobé.

Onde fazer o descarte

Todas as cidades do Vale do Paranhana possuem ecopontos para coleta de resíduos sólidos, como materiais eletrônicos e lâmpadas. A Cooperativa Cooreli, que possui sede junto ao Instituto Vitória, em Taquara, realiza a coleta de resíduos eletrônicos nas cidades de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante e do município sede. Só no ano de 2018 foram coletadas cerca de 50 toneladas de resíduos nestes cinco municípios. A empresa é licenciada para recolher estes materiais e destiná-los a empresas no Brasil e no exterior que fazem a reutilização ou o destino correto dos componentes tóxicos que podem agredir o meio ambiente.

Confira a seguir os pontos de coleta em cada uma das cidades da região:

Em Igrejinha, estes materiais podem ser entregues no Ecoponto (rua Tristão Monteiro, 162 – XV de Novembro) toda quarta-feira, das 8h às 18h. Em Parobé, toda primeira quinta-feira do mês, acontece o recebimento de resíduos no ponto de coleta na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente (Av. Das Nações, 417, sala 02 – Centro) recebe os materiais durante todo o mês e há ecopontos espalhados por escolas da cidade. Na cidade de Riozinho os ecopontos ficam na Secretaria de Meio Ambiente e em escolas do município até o dia 28 de junho. O dia 15 de junho será o Dia D para o recolhimento de resíduos eletrônicos nas escolas da cidade. Três Coroas possui um ponto de coleta fixo junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (rua Águas Brancas, 320 – Águas Brancas). Assim como em Rolante, onde os resíduos podem ser entregues no ecoponto do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura (Rua Conceição, 702 – Centro). Em Taquara, os materiais podem ser entregues diretamente na sede da Cooreli, no Instituto Vitória (R. Federação, 1570 – Ronda).

Outros materiais, como óleo de cozinha usado, vidros e pneus também precisam ser descartados de forma correta e consciente. Para o recolhimento destes materiais, entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente do seu município.

Texto: Gabriela Cardoso