Cidades do Vale do Paranhana já se mobilizam para aquecer o inverno de 2019 de carentes

 Região – Ainda estamos no outono, mas as temperaturas mais baixas já nos fazem puxar os casacos mais quentes do fundo do armário. Também é época de separar aqueles agasalhos que não usamos mais e dar um destino melhor para eles, doando para pessoas que não têm o que usar quando o inverno chegar. No dia 9 de maio, o Governo do Estado lançou a Campanha do Agasalho 2019, com foco na arrecadação de roupas quentes, principalmente para o público infantil.
As cidades do Vale do Paranhana já estão empenhadas em arrecadar roupas para doações, mas não apenas na época de frio. Algumas cidades possuem projetos que são realizados durante todo o ano, arrecadando roupas, calçados e cobertores, uma forma encontrada para incentivar a doação não apenas quando o inverno está para chegar.
A cidade de Três Coroas irá representar a região na Campanha do Agasalho, que acontece de 21 de maio a 21 de junho, quando começa o inverno. Os pontos de coleta de doações estão distribuídos por todos os postos de saúde da cidade, no Centro de Saúde, no CRAS e na Prefeitura. No ano passado, a comunidade participou em peso e foram arrecadadas mais de mil doações.

Arrecadações são feitas o ano todo

Em Taquara, as doações de agasalhos acontece durante o ano todo. O Projeto Varal Solidário ocorre todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (rua Ernesto Alves, 2319). As doações podem ser encaminhadas à secretaria, e só são aceitas peças em plenas condições de uso.
Outra cidade que oferece um varal solidário é Igrejinha. As doações feitas no CRAS da cidade são disponibilizadas para a comunidade carente sempre na última sexta-feira de cada mês. Em abril, aconteceu no dia 26, e contou com a presença de mais de 80 pessoas que receberam as doações.
A Secretaria de Assistência Social de Riozinho recebe doações o ano inteiro, e no Dia do Desafio, que ocorre no dia 29 de maio, acontece uma mobilização entre comunidade, empresas e comércio para arrecadar roupas, calçados e alimentos.

Toda ajuda é bem-vinda

O município de Parobé centraliza as doações nas igrejas da cidade, onde a Secretaria de Assistência Social atua como uma ligação entre o que é recebido e quem irá receber. O grupo Mulheres Voluntárias, uma parceria da administração pública com a Emater, está trabalhando no Centro Profissionalizante de Assistência Social (CPAS) confeccionando e ajustando roupas para doação, visando abastecer os moradores do interior da cidade. Em Rolante, o foco para este ano será arrecadar cobertores e alimentos, que, aliados as roupas que são doadas durante todo o ano, irão aquecer o inverno de quem mais precisa.

Texto: Gabriela Cardoso

Fotos: Divulgação