Ciclone extratropical: confira como está a situação em Taquara

Taquara apresenta pontos de cheias em rios e arroios. Foto: Defesa Civil Taquara

por JAURI BELMONTE

Taquara –  A cidade de Taquara enfrentou consequências nas últimas horas por conta do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Alessandro Santos, houve queda de árvores que foram retiradas das estradas (zona rural e urbana). A informação foi confirmada à reportagem do Grupo Repercussão na manhã desta quinta-feira (13).

 

“O Rio Paranhana, na altura do bairro Santa Maria extravasou, atingindo quatro ruas. Estamos em alerta e monitorando o Rio dos Sinos, que saiu da calha. Ele não oferece riscos. Se tivermos situação crítica, vamos remover as famílias”, disse Santos.

O monitoramento está sendo feito na cidade a cada 30 minutos. “O Arroio Olaria também está controlado. Temos mais uma árvore em risco de queda para remoção na área urbana”, pontuou. Algumas casas no bairro Mundo Novo ficaram sem energia por conta do rompimento de um cabo e funcionários da RGE estão no local. Não há desabrigados no momento na cidade.

A Defesa Civil de Taquara está distribuindo kits de lonas para moradores dos bairros Mundo Novo e Santa Maria, e do loteamento Olaria, no bairro Empresa. Inclusive, o loteamento Olaria foi um dos mais afetados pelo ciclone extratropical que atingiu a região em junho deste ano.

No interior do município, os rios da Ilha e Padilha, nas localidades de mesmo nome, também saíram da calha, obstruindo estradas na madrugada. Mas, já na manhã desta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil, as vias seguem com tráfego liberado.