A Prefeitura de Taquara atualizou nesta terça-feira (5) sobre como está a situação do Município após as chuvas dos últimos dois dias. De acordo com o Observatório Heller & Jung, entre domingo (3) até às 6h desta terça-feira, foram registrados 189,49 milímetros de chuva na estação meteorológica do Bairro Santa Rosa, e 176,28 milímetros na estação meteorológica do Bairro Centro. Embora tenha parado de chover, o volume excessivo de precipitação em 48 horas elevou o nível dos rios, e nesta manhã, algumas famílias das ruas Lima e Passo Fundo, no Bairro Empresa, estão sendo removidas para o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), em razão do aumento do volume do Rio dos Sinos.
“Estamos mobilizando todas as nossas equipes para auxiliar na imediata remoção dos moradores, e prestar assistência às famílias desabrigadas. Desde já, agradeço a parceria da direção do Ciep em prontamente disponibilizar o ginásio para que possamos deslocar a população afetada pela cheia do rio”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.
Alagamentos em estradas
De acordo com a Defesa Civil de Taquara, há alagamentos em estradas nas proximidades dos rios Padilha e Rio da Ilha, no interior do Município. Houve também um deslizamento de terra em uma estrada na localidade de Passo da Ilha, no Distrito de Padilha. No Bairro Santa Maria, a cheia do Rio Paranhana também deixou alguns pontos de alagamento nas ruas João Manoel Corrêa e Cincinato Cardoso.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, a população de Taquara poderá entrar em contato com a Defesa Civil do Município, pelo WhatsApp (51) 99303-8172, ou também ligar para o Corpo de Bombeiros, pelos telefones 193 e (51) 3542-1110.