Cervejarias da região conquistam quatro medalhas em festival nacional

Cervejaria Imigração conquistou duas medalhas de ouro no festival. Foto: Divulgação.

Por Diego Land

Região – Os vales do Sinos e Paranhana foram colonizados por imigrantes alemães há 200 anos e a herança cultural deixada por eles ainda está muito presente nos dias atuais. A arte de produzir chope e cerveja é uma delas.

 

Recentemente, três cervejarias da região honraram essa tradição germânica, se destacando no Festival Brasileiro da Cerveja de 2024, em Blumenau. As cervejarias Stier (de Igrejinha), Brew Up e Imigração (ambas de Campo Bom), tiveram rótulos premiados no evento.

O diretor da Cervejaria Imigração, Otávio Ermel, revela que a equipe ficou muito realizada com a premiação. “É mérito de toda a nossa equipe, que continua trabalhando com foco e dedicação para entregarmos o melhor aos consumidores. Nossa micro cervejaria independente completou 10 anos de história e nesta trajetória já conquistamos mais de 65 medalhas em concursos nacionais e internacionais”, salienta.

Para a sócia da Cervejaria Brew Up, Lisi Strottmann, o reconhecimento é motivo de comemoração. “Essa premiação é super importante, assim como todas as outras que já tivemos, mas essa, por ser nível nacional, tem um peso ainda maior, saber que nossa cerveja teve uma pontuação alta, 94/100 e levou medalha de prata, é gratificante”, conta Lisi.

AVALIAÇÃO CRITERIOSA

Como em qualquer concurso, os critérios de avaliação são muito rigorosos e passam pelo crivo de vários especialistas do ramo. As cervejas são avaliadas em degustação anônima. Os jurados levam em consideração a aparência, a sensação na boca, o aroma, o sabor, a coloração, a execução, entre outros atributos que são descritos dentro de cada estilo de cerveja avaliado.

CERVEJAS PREMIADAS

A Cervejaria Imigração conquistou duas medalhas de ouro com os rótulos Roleta Russa – Easy IPA e Imigração – Rauchbock.

A Brew Up levou a medalha de prata com a cerveja Hoppy Hour, que é uma Session IPA.

Já a Stier faturou uma medalha de prata com a Stier Weiss Bier, que é uma cerveja de trigo.

O FESTIVAL

O Festival Brasileiro da Cerveja ocorreu entre os dias 7 e 9 de março, em Blumenau, Santa Catarina. O evento reuniu, na Capital Nacional da Cerveja, inúmeros visitantes, entusiastas, apreciadores e profissionais do ramo cervejeiro de vários estados brasileiros. A competição é uma das principais fomentadoras da cultura cervejeira do Brasil, consolidada como a mais importante do país.