Cerco eletrônico de Três Coroas conta com mais de 110 câmeras

Central de monitoramento fica no quartel da Brigada Militar (Foto: Melissa Costa)

Três Coroas – Em um trabalho conjunto, Três Coroas tem caminhado de forma positiva para possuir um sistema abrangente de câmeras de vigilância. Este cercamento eletrônico, como é denominado por órgãos de segurança, tem auxiliado na prevenção de delitos, assim como na identificação e prisão de criminosos.

 

Atualmente, no município há 115 câmeras instaladas em pontos estratégicos. E a intenção da Prefeitura, com apoio da Brigada Militar de Polícia Civil, é ampliar ainda mais, sempre buscando oferecer câmeras com boa captação de imagens.
Conforme informações do comandante da Brigada Militar de Três Coroas, tenente Aurimar Amadeu Adami, conta que o movimento para o cercamento eletrônico iniciou em meados de 2018. “Em conversa com o prefeito, foi proposto para termos uma ampla visão de segurança para a cidade e a Brigada Militar conseguir ampliar sua área de atuação e segurança para os munícipes”, disse o tenente, reforçando que as imagens já auxiliaram na elucidação de crimes como contravenções e ocorrências de trânsito. “E, ainda, nos auxiliam em uma cobertura total da área bancária e quase total da área comercial de Três Coroas”, pontua o comandante da Brigada Militar.

“É uma importante ferramenta para a segurança”

O tenente Aurimar ressalta que as câmeras se tornaram uma “importante ferramenta de trabalho em conjunto com as forças de segurança de Três Coroas”.
Quanto ao aumento de câmeras, futuramente, o comandante conta que a ideia já está em tratativas com a Administração Municipal. “A ampliação será de mais 15 câmeras de vídeo monitoramento, sendo assim um melhor e mais amplo cercamento eletrônico”, pontua o tenente. O prefeito Alcindo Azevedo confirma as tratativas e garante que a Prefeitura se mobiliza da melhor forma para conseguir oferecer cada vez mais segurança à população como também mais ferramentas para o trabalho policial. “Sabemos sobre a dificuldade de efetivo que os municípios sofrem e as câmeras é também uma maneira de amenizar isso. Estamos, sim, em tratativas para ampliar nosso sistema de monitoramento, pois isso é sinônimo de segurança. Além de inibir crimes, também é uma importante ferramenta de trabalho aos órgãos de segurança”.

Apoio em solução de crimes

Desde que as câmeras de monitoramento estão em funcionamento, elas têm ajudado, além de inibir a criminalidade, também a ajudar solucionar alguns crimes. Recentemente, dois criminosos que assaltavam residências em Três Coroas e na região foram identificados com a ajuda das imagens. Outras situações também têm sido importante, como prisões por tráfico, monitoramento de veículos suspeitos e até mesmo acidentes de trânsito. Além da Brigada Militar, a Polícia Civil também tem acesso às imagens em tempo real e as gravadas.
As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos e a ampliação, que já está em discussão entre o Poder Público e órgãos de segurança, será para aumentar os pontos e também conseguir equipamentos cada vez mais modernos.