Cercamento eletrônico: Parobé inicia a instalação de 28 câmeras de segurança

Um protótipo da câmera foi colocada na entrada do Festejando Parobé para o público poder conhecer Foto: Lilian Moraes

A segurança pública de Parobé deve ganhar, em breve, um reforço de peso. Isso porque iniciou recentemente a instalação de 28 pontos de câmeras de segurança, que contam com um abarcamento que possibilita a leitura das placas de veículos e o reconhecimento facial.

Durante o lançamento do Parobé Pra Frente IV na quinta-feira (23), o prefeito Diego Picucha revelou que o investimento para a aquisição da tecnologia foi de cerca de R$ 300 mil. “As câmeras têm um abarcamento tecnológico que consegue fazer a leitura de placas e também a leitura facial, fazendo, então, um cercamento de fato, de todas as entradas e saídas, além de um monitoramento de fato, dando segurança para a nossa comunidade”, explica Picucha. “Já está em fase de instalação. Não é promessa. Nós já estamos realizando esse trabalho que era um sonho de toda a nossa comunidade”, finaliza.

Conforme o prefeito, os pontos onde as câmeras estão sendo instaladas são estratégicos e foram definidos em conjunto com a Brigada Militar através do antigo capitão, Gabriel Damásio, e conferidas pelo atual capitão, Tiago Reimann, além do delegado Gustavo Menegazzo, que foi responsável pela Polícia Civil de Parobé.
Por questões de segurança, a localização dos dispositivos não vai ser divulgada.

Cercamento total

O chefe do executivo parobeense valoriza a efetiva realização do projeto, que vai qualificar a segurança dos munícipes. “Isso vai proporcionar um verdadeiro cerco na nossa cidade. Ninguém entra e ninguém sai de Parobé sem ser identificado a placa do automóvel e feita a leitura facial”, exalta Diego Picucha.

Parobé Pra Frente IV

O Parobé Pra Frente IV é um programa de ações desenvolvido pela Administração Pública. No dia do lançamento, Picucha destacou dezenas de ações já realizadas no último ano, relembrou as maiores obras já realizadas na história da cidade, a estrada do Pinhal, iluminação em led e asfalto da areia branca, e apresentou novidades com relação às obras e investimentos que devem ser feitos.
As novidades ficaram por conta da execução de um novo pacote de pavimentações que prevê melhorias em mais de 20 vias: Etelvina Nunes (Alexandria); Seberi, Sarandi e Frederico Westphalen (Bairro Mariana); Abílio Sperb e Bahia (Pôr-do-Sol); Acrísio Fernandes (São José); José Vasconcelos (Boa Vista); Luis Tito Martins (Bairro Jardim); João Maria Alves (Vila Feliz) e Rua dos Trilhos (Funil); da revitalização no Parque do Festejando e do atual pórtico da cidade, bem como a construção de outra estrutura demarcando a divisa entre Parobé e Taquara e entre outras.