Cerca de 120 famílias já foram beneficiadas com extensões de rede de água em Riozinho

Parceria entre Corsan e prefeitura abre a extensão de rede na lateral da RS-239, entre os Km's 53 e 85 (Fotos: Prefeitura de Riozinho)

Riozinho – Mais uma localidade de Riozinho deixa de conviver com a falta de água potável. Está sendo concluída a primeira etapa da extensão de rede na região de divisa entre Riozinho e Rolante, às margens da RS-239, entre os KMs 83 e 85. Ainda no mês de setembro, deve ser encerrada a segunda etapa, que juntas somam dois quilômetros de rede e beneficiam cerca de 25 famílias, três empresas de esquadrias, ferramentas e calçados, uma escola e dois centros de eventos.

O secretário de Agricultura, Cledio Petry (Mamuty), explica que a obra acontece em uma parceria da prefeitura com a Corsan. “Era de grande interesse das duas partes que esse problema fosse resolvido. A Corsan disponibilizou o material e a secretaria/prefeitura entrou com a mão de obra. A situação era um descaso, quantas crianças passaram pela escola (Castro Alves) nos últimos anos e viveram essa fase? Até hoje, para tomar água potável, era necessário comprar”, disse ele, acrescentando que essa pauta tem sido prioridade. “Essa é uma das grandes prioridades da secretaria a qual estou à frente, levar água, que é essencial na vida de todos, e essa localidade tem essa necessidade há mais de 10 anos”, completou.

Trabalho intenso no município

Desde o início da gestão do prefeito Marquinhos Pretto (PDT) e do vice-prefeito Guilherme Wilborn, já foram feitas extensões de rede para beneficiar cerca de 120 famílias. O secretário Cledio, que está à frente da secretaria desde o início da gestão, conta que já foram feitos trabalhos nas localidades de Furna, Farias, Paredão e Estrada Sampaio Ribeiro. “No Paredão, por exemplo, só falta o poço. A extensão está pronta e caso falte água, já temos parceria com os bombeiros para o abastecimento”.

Manutenção e novos poços

O secretário Cledio considera a questão da água primordial em Riozinho. “A gente trata esse problema da falta de água como algo muito sério e estamos trabalhando também na situação de prevenção, pois o verão está chegando e preocupa a questão de seca”. Além das novas e reivindicadas extensões de rede, a prefeitura tem se dedicado na manutenção das redes existentes e tem procurado abrir novos poços na cidade. “Quando assumimos, mapeamos 11 localidades que precisam de poços. Já furamos dois (infelizmente em um deles não tinha água); em apenas um ano de gestão, já empatamos com as gestões anteriores, que também perfuraram dois, mas em 12 anos. Ainda queremos abrir mais poços”, disse o secretário.