Centro Municipal de Capacitação inicia trabalho proporcionando cursos em Parobé

Centro possui cozinha industrial equipada / Foto: Melissa Costa

Parobé-  Encerraram nesta quarta-feira, dia 19, as inscrições para os cursos gratuitos que serão oferecidos no Centro Municipal de Capacitação Profissional de Parobé.
Promovidos pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e do Senai, em sua fase inicial o espaço oferecerá cerca de 200 vagas em cinco cursos diferentes, entre costura industrial, confecção de moda pet, panificação e confeitaria, cozinha fast food e produção de pizzas.

 

De primeiro momento, as vagas são destinadas para pessoas já atendidas pelo programa Bolsa Família. O coordenador do Centro Municipal de Capacitação, Alex Macedo, conta que se as vagas não forem preenchidas pelas pessoas atendidas no programa, o espaço será aberto para outras interessadas em aprender e participar dos cursos disponibilizados. “De imediato, a procura foi grande. É uma novidade e muitas pessoas demonstraram interesse, no entanto, para ter a certeza, precisamos ver as questões práticas, de quando começar e ver efetivamente quem estará participando”, conta.
O Centro Municipal de Capacitação de Parobé fica na rua Nações, número 84, no Centro, quase em frente à Câmara Municipal de Vereadores. A inauguração do espaço com o início dos cursos está prevista para o dia 25 de outubro, a partir das 13 horas. Haverá uma solenidade com a presença de autoridades para marcar o pontapé inicial das atividades. “É um momento importante”, pontua o coordenador.

Pode ser uma opção de profissão

Segundo o prefeito de Parobé, Diego Picucha, o Centro Municipal de Capacitação será um espaço que terá papel relevante para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “Consideramos de extrema importância oferecer meios para a instrução e formação de profissionais, fomentando o crescimento pessoal do cidadão, gerando empregos e o desenvolvimento da economia local”, destaca Picucha. O coordenador reitera a importância do incentivo a uma nova profissão. “Na verdade, o principal, que é a vara para pescar, a gente está dando. Estaremos ensinando para quem quiser aprender. São cursos interessantes, com opções de profissão”, completa.

Saiba mais dos cursos

Serão cinco cursos oferecidos para a comunidade. O curso básico de costura terá 80 horas e será a noite. A confecção de moda pet, com 40 horas e sempre com aulas à tarde. Para a panificação e confeitaria, serão 48 horas, e à noite. Na cozinha fast food, 12 horas e à tarde. O curso de produção de pizza terá duração de 12 horas e também à tarde. “É também uma opção para quem deseja sair da informalidade. Sabemos o quanto um curso de incentivo profissional pode fazer a diferença, muitas pessoas já se dedicaram, abriram o próprio negócio e estão bem; esses são os resultados que todos almejamos”, destaca o coordenador Alex.