Centro de convivência desenvolve projetos sociais para comunidade de Taquara

Centro fica localizado na Rua Coronel Flores, n. 2358. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – Desde março funciona em Taquara o Centro de Convivência Ricardinho (CCR). Vinculado à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), o espaço serve à comunidade através de projetos sociais, realizados com a força do voluntariado. Atualmente são três projetos que estão em andamento. São eles: Abrace um Aluno, Acolhe e Garotas Brilhantes.

“O centro é para oferecer atividades que desenvolvam a comunidade de Taquara”, frisa a coordenadora Beatriz Santos. Ela relembra que a primeira ação após a abertura do espaço foi fazer uma busca ativa de voluntários. Hoje são cerca de 70 pessoas, de diferentes áreas, como saúde, educação e administração, cadastradas para participar das ações.

O primeiro projeto realizado no centro foi o Abrace um Aluno, que consiste em dar aulas de reforço para alunos com dificuldades na aprendizagem em função da pandemia. Após ter sido estruturada, a ação foi apresentada para escolas públicas da cidade, que encaminharam as famílias. Além de professores, também há pedagogos e psicólogos para casos que exijam mais atenção.

O segundo projeto, iniciado em 22 de maio, intitulado Acolhe, atende pessoas em situação de rua e que dormem no albergue municipal. A ação ocorre aos finais de semana. “Eles têm atendimento durante a semana, mas sábado e domingo não. Então então surgiu a necessidade de fazer atividade com esse público e fazer refeição para eles. Conseguimos equipe para cozinhar, e realizamos algumas oficinas”, contextualiza a coordenadora.

Diretor explica início do projeto

Conforme o diretor da ADRA RS, Pr. Daniel Fritoli, o centro nasceu a partir de um diálogo entre líderes da Igreja Adventista com a Secretaria de Assistência Social de Taquara iniciado ainda em 2020. “Quando viramos o ano e eu já tinha o orçamento de 2021, minha prioridade foi contratar uma coordenadora para poder iniciar as atividades”, diz. A ideia da implantação do CCR veio como resultado desse contato com líderes da igreja central de Taquara. “A partir disso também soubemos de iniciativas do IACS no bairro Empresa e fomos criando as possibilidades.”

“Garotas Brilhantes” atende público adolescente

O projeto “Garotas Brilhantes” teve início em 15 de junho e contou com a participação inicial de nove meninas. Atualmente, participam do projeto 18 garotas com idades entre 14 e 18 anos. Elas têm encontros semanais onde participam de bate-papos sobre temas do universo feminino e de oficinas práticas com profissionais das mais variadas áreas. No dia 13 de julho de 2021, as garotas tiveram uma tarde especial. Com o tema “Mulheres que mudam o mundo”, foi realizado um coquetel onde o projeto foi oficialmente apresentado à comunidade. Estiveram presentes no encontro a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, e outras autoridades do município.

Ao fim do evento, cada uma das participantes do projeto recebeu uma camiseta simbolizando o compromisso de acreditarem em seus sonhos e em suas capacidades.

Objetivo está sendo alcançado

Beatriz explica que o projeto “Garotas Brilhantes” também foi apresentado para as escolas públicas do município. As participantes vão até o centro uma vez por semana e participam de atividades diversificadas de palestras e oficinas. “Trabalhamos com elas autoestima, prevenção para gravidez precoce, preparação para o mercado de trabalho. Trabalhamos para mostrar que elas são capazes, têm condições de fazer.”

A coordenadora do CCR já vê resultados do trabalho. “A gente já percebeu que meninas que chegavam no primeiro dia, não conversavam com ninguém, tinham olhar baixo, hoje já interagem entre elas, tem uma amizade, contam as atividades do dia a dia, as experiências. Em pouco tempo a gente já percebeu que o objetivo está sendo alcançado, de fazer que elas se sintam valorizadas, melhorando a autoestima delas. Estamos felizes e animados por elas se sentirem acolhidas”, conclui.