Celebração das Águas Taquarenses encerra com cerimônia no Rio da Ilha, em Taquara

Águas dos cinco rios que percorrem Taquara foram misturadas e despejadas no Rio da Ilha durante o ato Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara
Encerrou na sexta-feira passada, em 8 de outubro, a Celebração das Águas Taquarenses, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), através do setor da Educação Ambiental. A programação fez parte da 28ª Semana Interamericana da Água e da 21ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul, e contou com ações virtuais e presenciais entre os dias 4 e 8 de outubro em Taquara. A última atividade da semana foi uma solenidade realizada às margens do Rio da Ilha, no Distrito que carrega o mesmo nome.
O evento teve a apresentação de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Hermínia Gaewersen Marques, que leram um poema sobre os rios de Taquara. Na sequência, a professora e pesquisadora da região do Rio da Ilha, Isabel Rodrigues Munari, fez um discurso em que destacou a importância das águas para a humanidade. A ação também contou com a apresentação musical da cantora Camila Zanatta, que é aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Mertins.
Finalizando a ação, os integrantes da Prefeitura Mirim realizaram uma apresentação sobre os cinco rios que percorrem por Taquara: Rio da Ilha, Rio Padilha, Rio Rolante, Rio dos Sinos e Rio Paranhana. Na sequência, eles juntaram as águas de todos estes rios para serem despejadas no Rio da Ilha, como forma de lembrar que as águas dos rios se tornam uma só em seu percurso.
Ações ambientais continuarão nas escolas
A coordenadora da Educação Ambiental de Taquara, Luciana Martins, explica que a Celebração das Águas Taquarenses reforça as ações da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) nas escolas, conforme o lema do evento de 2021: “Cuide da água e preserve a vida”. “A celebração ocorre para destacarmos o balanço de todas as ações feitas este ano com as Com-Vidas nas escolas. Todas elas estão de parabéns pelo evento, principalmente por conta dos alunos estarem cada vez mais engajados na proteção da água e do meio ambiente como um todo”, frisa.
Sobre a Celebração das Águas Taquarenses, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, lembrou que Taquara é uma cidade que sempre foi lembrada pela temática ambiental, sendo inclusive uma referência regional com este tema. “A iniciativa de junção das águas é essencial no intuito de divulgar a importância da valorização do meio ambiente. E cada vez mais a Administração Municipal fará ações de educação ambiental, buscando envolver mais parceiros, entidades e alunos neste processo de conscientização”, comenta.