CEEE deve assumir Barragem das Laranjeiras

Estrutura tem mais de 60 anos e nunca foi utilizada Foto: Diego Land

Três Coroas – Após iniciar serviços de manutenção na estrutura da Barragem das Laranjeiras, o Estado anunciou, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), pasta responsável pelo patrimônio do governo gaúcho, que quem deve assumir de forma definitiva o local é a CEEE. As atenções se voltaram para a obra abandonada após problemas de vazamento em uma das comportas, identificados no início de agosto. A reportagem entrou em contato com a companhia para obter detalhes sobre qual deve ser o destino da barragem, mas não obteve respostas até o fechamento desta edição.

 

Atualmente, os trabalhos de manutenção e abertura das comportas está sendo realizado pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), com a colaboração da Defesa Civil do Estado e dos municípios de Canela e Três Coroas.

 

A Barragem das Laranjeiras tem cerca de 60 anos e nunca chegou a ser ativada. Engenheiros e técnicos garantem que apesar da idade, a estrutura não apresenta riscos de rompimento.

 

Atividade turística deve ser considerada

O deságue da barragem é o ponto de partida para quem pratica rafting no município e empresas do segmento tem acompanhado de perto a discussão. “Qualquer sistema que entre em operação, não pode deixar de considerar a atividade turística e esportiva”, enfatiza Teriana Selbach, sócia do Raft Adventure Park.

Potencial 

A empresária ressalta que a barragem é um problema que precisa ser resolvido. Em relação ao turismo de aventura, ela destaca que é uma atividade que emprega mais de 200 famílias e tem potencial de crescimento grande. “Prática de rafting e de canoagem são atividades que precisam ser consideradas”.