Castramóvel realiza as suas primeiras atividades em Taquara

Em toda a história de Taquara nunca houveram políticas públicas destinadas ao cuidado com os animais. Em 2016 esse cenário mudou, quando a Administração Municipal assinou o contrato de aquisição, garantia e assistência técnica do primeiro Castramóvel da região. Por indicação da vereadora Sandra Schaeffer, o veículo adaptado da empresa Top Reboques foi adquirido com o investimento de R$ 23 mil, advindo de recursos do Programa Municipal de Proteção Animal, do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Mas nem tudo deu certo no começo. Apesar da aquisição do Castramóvel em 2016, os serviços só começaram a ser efetuados em dezembro de 2018. A demora para o início das atividades, segundo Laura Huff, diretora de Meio Ambiente, ocorreu por dificuldades financeiras e trâmites para adequações do projeto junto ao Conselho de Medicina Veterinária.
O projeto Castramóvel, junto com o Projeto Todo Focinho Merece Carinho, buscam garantir a saúde dos animais de rua, sensibilizar a comunidade sobre o abandono e maus tratos, e controlar o crescimento da população de animais de rua. O Projeto é uma realização da Administração Municipal, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação.

Como funciona o serviço

O Castramóvel oferece o serviço de castração de cães e gatos de rua e de animais cujos proprietários sejam beneficiários de programas sociais ou que se enquadram em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em receber o serviço deverão solicitar na Secretaria de Meio Ambiente a ficha de cadastramento que, junto com cópia do RG e CPF e comprovante de residência e de renda deverá ser encaminhada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e posteriormente ao protocolo geral da Prefeitura. O serviço também estará disponível em eventos previamente agendados e divulgados. Segundo informação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a estimativa era de castrar 270 animais por semestre.

Primeiros atendimentos começam

Texto: Gabriela Cardoso

Fotos: Magda Rabie