Castrafixo é inaugurado em Igrejinha

Em uma solenidade realizada na manhã deste sábado (10), a Prefeitura de Igrejinha realizou a inauguração do Castrafixo, local onde serão atendidos animais em situação de rua e vulnerabilidade que necessitam de castração e também de serviços veterinários diversos. O local, pioneiro na região, também realizará atendimentos veterinários diversos. Inicialmente, os atendimentos serão voltados para a castração dos animais em situação de rua, mas a ideia da prefeitura é, gradativamente, atender os animais de famílias de baixa renda, conforme o cadastro único realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

A cerimônia contou com a participação do prefeito Leandro Horlle, vice-prefeito Joãozinho Lopes, secretários municipais, vereadores, ativistas da causa animal e membros da comunidade em geral.

Conforme o prefeito Leandro Horlle, a inauguração do Castrafixo é a finalização de um trabalho de longo período que vem sendo realizado no município. “Aqui é o ápice de um trabalho que começou pela estruturação, continuou com uma nova parceria com a ONG Adote um Amigo, com a disponibilização de recursos, veículos e servidores e agora temos um espaço próprio. Ou seja, temos um serviço completamente estruturado”, destacou Leandro, lembrando ainda sobre a preocupação da prefeitura nesta área. “Precisamos ter uma política consistente e ela inicia a partir do Castrafixo com um atendimento decente aos nossos animais”, completa o prefeito.

O Castrafixo atenderá somente mediante agendamento prévio, realizado através do whatsapp (51) 9 8933-8999, e funcionará de segunda à quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, e nas sextas-feiras das 7h às 14h.

Equipado para prestar todo tipo de atendimento

O Castrafixo foi pensado para garantir o melhor atendimento possível para os animais em situação de rua e vulnerabilidade. O local conta com consultório, sala de cirurgia, sala de recuperação pós operatória e sala de esterilização dos equipamentos e depósito. Um automóvel da frota de veículos do município também estará sempre a disposição dos profissionais do Castrafixo para realizar os deslocamentos necessários. Para a construção do espaço, foram utilizados R$ 115.753,15 (cento e quinze mil, setecentos e cinquenta e três reais e quinze centavos) de recursos livres dos cofres públicos municipais. “Tenho certeza que vamos evoluindo aos poucos, mas sempre melhorando”, resume o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá.

Animais atendidos no Castrafixo serão monitorados de forma periódica através de microchip

Como forma de garantir um controle da população animal que vive em situação de rua, assim como realizar um acompanhamento dos bichinhos já atendidos no novo espaço, além da castração, os animais que forem atendidos no Castrafixo também receberão um microchip, que carregará os dados do seu tutor, identificando o responsável em caso de fuga ou abandono. “Com isso, ao longo dos anos, teremos todas as informações de cada animal, um prontuário com todas as necessidades de cada um”, informa o prefeito Leandro.