Castrafixo de Igrejinha realiza mais de 100 castrações em um mês, entre outros serviços

Castrafixo fica próximo à Secretaria de Obras. Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Um balanço apresentado pelo departamento de Bem-Estar Animal de Igrejinha mostrou que entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro deste ano foram realizadas 101 castrações de animais no município, através do atendimento oferecido pelo Castrafixo. O projeto é voltado para animais de rua e famílias de baixa renda, com objetivo de proporcionar mais saúde aos pets e diminuir a superpopulação.

O levantamento também mostra os seguintes números, considerando o mesmo período: foram 122 consultas veterinárias; 22 cães vacinados; 47 exames de sangue; 42 radiografias; quatro ultrassonografias; uma biópsia; 169 diárias de internação; cinco eutanásias; 12 testes rápidos para detecção de doenças virais; 54 cirurgias terapêuticas; 1.600 quilos de ração fornecidos a gatos e cães comunitários; e o dado mais importante de todos: 10 cães e gatos ganharam uma família.

O Castrafixo foi inaugurado em julho de 2021 e de lá pra cá tem prestado estes serviços à comunidade. Além disso, todos os animais que já passaram por atendimento receberam a microchipagem. O dispositivo funciona como uma espécie de RG do animal e possibilita a quantificação desta população. Os dados sobre o tutor também estão disponíveis, e eventuais abandonos podem ser identificados. O Departamento de Bem-Estar Animal funciona sob a supervisão de duas veterinárias, uma auxiliar administrativa e uma auxiliar de limpeza.

O Castrafixo fica na Rua Tristão Monteiro, no bairro 15 de Novembro, ao lado da Secretaria de Obras e Trânsito. Para mais informações, o espaço pode ser contatado pelo Whatsapp: (51) 98933-8999.

Serviço pioneiro
O secretário de Meio Ambiente, Jeferson Corá, ressalta que o serviço é pioneiro na região. “Temos hoje um local para esse serviço e o número de atendimentos só cresce. Temos uma demanda muito grande, mas com o tempo esperamos que isso diminua, principalmente os casos de castração, porque estamos controlando a população de animais”.

Para garantir um atendimento completo, o município também tem contrato com clínicas terceirizadas para prestar serviços de maior complexidade, explica Corá. “Implantamos o serviço na cidade e ele vem dando um retorno muito grande. A gente espera continuar com ele, sempre aprimorando cada vez mais e aumentando o número de atendimentos, porque todos os animais merecem um tratamento adequado”, destaca o secretário, lembrando que como na maior parte do tempo estão sendo realizados procedimentos cirúrgicos, é imprescindível que os atendimentos sejam agendados pelo WhatsApp.