Castrafixo de Igrejinha completa seis meses de atendimentos aos animais de rua

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

O Castrafixo de Igrejinha, através do Departamento de Bem Estar Animal e que foi inaugurado em julho de 2021, segue realizando seus atendimentos para animais de rua e aqueles que são cuidados por famílias cadastradas no Bolsa Família. Os animais de rua, como cães e gatos, recebem a castração e vacinas, como a polivalente e a antirrábica. Durante os procedimentos, todos recebem um micro-chip. A tecnologia é usada para quantificar essa população em Igrejinha.

Outra função do chip é, caso o animal tenha sido anteriormente adotado e for novamente encontrado em situação de rua, o responsável por ele possa ser contatado e questionado sobre o novo abandono. O controle populacional dos animais já está sendo notado, pois aqueles que foram castrados não voltam a se reproduzir. Além disso, as ninhadas que nascem a cada seis meses de uma cachorrinha diminuíram drasticamente, justamente por causa das castrações e do cuidado comunitário.

De acordo com a veterinária do Castrafixo, Andréa Seibel, esses animais comunitários são protegidos por lei para estarem na rua. Normalmente, ele deve ser cuidado por um tutor, que fique responsável pela alimentação e comportamento dos animais.

 

O comportamento dos animais também muda após a castração? Andréa responde

“Os animais de rua acabam identificando que o local em que estão é a sua casa. Por isso, eles defendem aquele local e podem fazer investidas contra as pessoas que passam por ali”, disse a veterinária, ressaltando, ainda, que “a castração pode levar a diminuição dessa proteção de território, justamente pela redução dos hormônios dos animais. Porém, alguns animais mantem esse comportamento defensivo, pois é um hábito criado por ele”. Andréa afirma também que a maioria dos animais castrados são fêmeas. Porém, ela ressalta que a castração de machos é mais efetiva para o controle populacional.

 

Animais prontos para adoção

Além dos procedimentos de castração e vacinação de animais, o Castrafixo disponibiliza a adoção dos animais recolhidos das ruas. O objetivo inicial é achar um lar para esses animais. Caso não seja possível, eles são devolvidos ao local onde foram encontrados.

Através do Instagram “bemestarigrejinha”, as pessoas que tiverem interesse em adotar um dos animaizinhos, como cães e gatos, pode entrar em contato e agendar uma visita. Todos os animais disponibilizados para adoção já são castrados e vacinados gratuitamente, o que serve como incentivo para eles acharem um novo lar.

Andréa destaca que, mesmo castrando e doando os cães e gatos, é impossível acabar com os animais em situação de rua. Ela cita que há uma cultura de abandono quando os donos perdem o controle sobre a quantia de animais sob seus cuidados.

 

Onde estão?

O Castrafixo vem monitorando o número de animais que estão em situação de rua em Igrejinha. Até o momento, foi identificado que a maior concentração de cães e gatos sem donos está nos bairros Figueira, Morada Verde e Cohab.

Por isso, está sendo elaborado um mapa para identificar onde estão esses animais. Um censo, através dos dados repassados pelos profissionais de saúde que visitam as casas de cada bairro de Igrejinha, está sendo formulado.