Castra fixo de Igrejinha vai ser ampliado nos próximos meses

Foto: Lilian Moraes

Por Weslei Fillmann

O serviço de castração de bichinhos de Igrejinha, destinado para os animais de rua e para os pets de famílias de baixa renda que integram o programa Auxílio Brasil, será aprimorado no município.

 

A unidade do Castra Fixo, na rua Tristão Monteiro no Bairro 15 de Novembro, vai ser ampliada nos próximos meses, com previsão de conclusão das obras ainda no primeiro semestre de 2022. O edital de licitação vai ser aberto na quarta-feira (9) e, após início das operações pela empresa vencedora do processo licitatório, o prazo é de 60 dias para conclusão dos trabalhos e entrega do novo espaço para os profissionais que atuam no local.

As obras incluem um novo depósito para os medicamentos utilizados pelas veterinárias Andréa Seibel e Melissa Sperotto Gozzi que trabalham realizando os procedimentos nos gatos e cachorros. Andrea atende no Castra Fixo desde o início das atividades e Melissa começou em fevereiro a trabalhar na unidade de Igrejinha.

A área total de ampliação do Castra Fixo deve ser de 11,5m², permitindo que mais medicamentos fiquem disponíveis para os procedimentos realizados nos animais, que vão desde a castração até a vacinação e outros procedimentos gerais de saúde.

Investimento do município na busca por controlar a população dos animais de rua em Igrejinha

O principal objetivo do Castra Fixo é reduzir a população de animais de rua na cidade. Esse trabalho é feito de maneira constante em todos os bairros, através de um monitoramento ativo por parte dos agentes de saúde familiar. Eles repassam informações para o Castra Fixo, como ruas ou quadras onde a presença dos animais é maior. Hoje, os bairros que apresentam as maiores populações de animais de rua são a Morada Verde, o Figueira e a Cohab.

A expansão física da unidade segue esse caminho de aumentar os atendimentos e o impacto nos bairros. De acordo com as informações presentes na licitação, o valor investido pelo município é de R$ 42.378,12.

Além da saúde dos bichinhos

A veterinária Andréa Seibel comentou que a obra visa permitir, também, a dupla realização de cirurgias, uma por cada profissional, ampliando os atendimentos.

Lembrando que o Castra Fixo realiza mais que a castração, operação e vacinação dos animais de rua ou de famílias carentes.

Se o animal estiver na rua, os responsáveis pela unidade de Bem Estar Animal realizam dois procedimentos, se necessário. O primeiro é encontrar um novo lar para o animal. Caso isso não for possível, é buscada uma parceria com os moradores da região onde o animal foi resgatado.

Desta forma, o cão ou o gato viram o chamado “animal comunitário”, que é alimentado pelos moradores. Muitos animais que chegam até às mãos dos atendentes do Castra Fixo acabam ficando no local, permanecendo para adoção. Todos os animais disponíveis podem ser encontrados e conhecidos na página do Instagram.