Castra Fixo de Igrejinha deve iniciar atendimentos em breve

Estrutura está pronta e em breve os serviços iniciarão no local Foto: Lilian Moraes

Após um trabalho incansável da prefeitura, que contou com o apoio de defensores da causa animal do município, em breve Igrejinha contará com um espaço voltado, exclusivamente, para o atendimento de cães e gatos de rua.
Apesar de não divulgar uma data de inauguração, a Administração igrejinhense destaca que a estrutura do Castra Fixo está finalizada e no momento está sendo aguardada a chegada de materiais de uso diário da médica veterinária, bem como insumos necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos.
Jeferson Corá (foto ao lado), secretário de Planejamento e Meio Ambiente do município, enfatiza que a estrutura reforçará um atendimento que já é prestado por Igrejinha. “É uma estrutura ampla e completa para melhor atender a todos esses animais que não possuem tutor”, explica.
Além dos atendimentos clínicos, a causa animal terá um importante aliado: a microchipagem, que já considerada uma realidade. Conforme o responsável pela pasta, “todo animal que receber o atendimento no Castra Fixo receberá um chip onde constarão todas as suas informações clínicas e de identificação”, contextualiza.
A obra foi financiada com recursos públicos e terá um custo total de R$ 106.990,51.

Atendimento direcionado

Corá ainda explica que todos os atendimentos julgados necessários aos animais de rua serão analisados caso a caso pela médica veterinária e pela equipe do Departamento de Bem Estar Animal da cidade, que funciona desde o final de 2016 em Igrejinha. “Hoje já fazemos isso e o município arca com os custos em clínicas particulares. Manteremos os contratos com as clínicas particulares, pois sabemos que a demanda é grande e que cada caso tem a sua particularidade. Dentro da Castra Fixo, pretendemos focar justamente na castração dos animais para que possamos cessar o alto número de reprodução”.
O espaço que abrigará o Castra Fixo está situado na rua Tristão Monteiro, no bairro 15 de Novembro, ao lado da Secretaria de Obras e Trânsito do município.

Pioneiros no vale

No Vale do Paranhana, Igrejinha será pioneira na viabilização da microchipagem dos animais de rua, conforme cita Corá. “Sim, seremos os primeiros da região a oferecer esses serviços aos animais. Acreditamos que o trabalho sempre pode melhorar e ser qualificado, especialmente com a causa animal. Mas adotamos esse planejamento e essa organização em todos os projetos que temos no município nas mais diversas áreas”, conta. Essa ferramenta também irá auxiliar tanto nos casos de perda, quanto na coibição de possíveis abandonos.