Casa do Papai Noel encanta famílias e mantém vivo o espírito de natal em Três Coroas

Impossível estar em Três Coroas e não visitar a casa do Papai Noel Foto: Lilian Moraes

Presépio também faz parte da decoração e encanta o público Foto: Lilian Moraes

Carregado de significados, o Natal costuma ser uma data de reflexão e desejos de paz. Seja através do seu simbolismo religioso ou por meio das luzes que tradicionalmente enfeitam as casas neste período, o espírito natalino invade o mês de dezembro e acaba estabelecendo um clima de prosperidade no ar.
Em Três Coroas, uma residência localizada na Rua Tristão Monteiro, nº 608, ficou estadualmente conhecida por manter a tradição natalina. Planejada por Gilberto Ruppenthal (in memorian), há anos a casa do papai noel atrai centenas de pessoas durante o mês de dezembro, que se encantam pela decoração montada em alusão à data.
Moisés Ruppenthal, filho de Gilberto e responsável pelo espetáculo de acendimento das luzes, fala sobre a sensação de preservar este legado. “Eu não tenho palavras para descrever. Depois que fui morar fora parei de fazer, quando retornei e, por conta da correria, eu não tive mais tempo. Em 2010, o meu pai veio a falecer e depois disso me desanimei totalmente. Até porque era ele que me incentivava”, conta Moisés.
Este ano, na intenção de reviver e contar a história por trás do Natal, a família voltou a promover o show de acendimento das luzes. O espetáculo acontece todos os dias, às 19h45, e tem duração de 8 minutos, podendo ser acompanhado de forma gratuita. De segunda a sexta-feira e aos domingos, o acendimento fica até as 22h. Nos sábados, o horário de início é o mesmo e termina às 23h.

Brinquedos serão distribuídos

Noel irá entregar os brinquedos no dia 25/12 Foto: Lilian Moraes

O projeto do acedimento das luzes vai além do espetáculo. Tem também uma causa social envolvida. De acordo com Moisés, após receber inúmeros pedidos, ele voltou a realizar o evento e com ele, a iniciativa de arrecadação de brinquedos para doar para crianças carentes do município também foi retomada. “Já que é um ano de pandemia e difícil para todo mundo, acredito que esse encanto não pode se apagar. Então resolvi retomar com essa iniciativa. Além de reviver essa história, manter a tradição não só em memória ao meu pai, porque esse ano faz 10 anos. Mas a família também, mostrar a união, o afeto e o carinho ao próximo”, pontua.
Os brinquedos adquiridos através do apoio de parceiros serão distribuídos pelo papai noel no dia 25/12, em pontos estratégicos da cidade.