Casa da Criança troca de endereço e amplia quadro de funcionários em Parobé

Foto: Reprodução

No intuito de melhor acolher as crianças do município e proporcionar a elas uma estadia adequada e segura, a Casa da Criança, em Parobé, recebeu uma melhoria e uma nova equipe responsável para a gestão do local.

 

Desde o início do mandato, a Prefeitura de Parobé buscou uma melhor atenção a todos os moradores da cidade, e com as crianças e adolescentes do município não foi diferente. Para isso, a Casa da Criança, local onde os menores recebem um serviço de acolhimento provisório após vínculos rompidos com as suas famílias, seja por abuso, violência ou perda dos familiares, teve que mudar de endereço, além de receber uma nova equipe geral para realização das atividades com as crianças.

Para que fosse possível realizar as ações dentro da Casa, os educadores, faxineiros e todo o quadro de funcionários precisaria ser renovado, uma vez que antiga equipe da instituição estava com os contratos se encerrando e a Casa não poderia ficar fora de funcionamento. Diante deste cenário, a Prefeitura, por meio do vice-prefeito, Alex Bora, e da Secretaria de Assistência Social, instituiu dois editais para contratação de profissionais à Casa. O primeiro, com a exigência de curso superior em pedagogia, resultou em mais de 70 educadores, mas que, após serem chamados por escolas ou demais instituições de ensino, deixavam a Casa. Com isso, a realização de um novo processo licitatório se fez necessário, sem a exigência de ensino superior, o que resultou na permanência dos educadores convocados, sem a necessidade de um novo edital.

Ampliação do atendimento na Casa da Criança

O antigo espaço da casa não era adequado para as crianças. Por conta disso, um novo local foi escolhido para realização das atividades, comportando todas as crianças e adolescentes que hoje necessitam deste atendimento.

No local onde eram realizados os acolhimentos aos menores, não havia pátio, além de contar com goteiras e da localização distante de escolas e pracinhas. Na nova Casa, a estrutura é adequada, um local externo possibilita aos acolhidos atividades fora da Casa e a proximidade as escolas e de outros pontos importantes facilita os trabalhos da instituição.

Sentimento é de muita gratidão

Os principais responsáveis pela continuidade do local, Alex Bora, vice-prefeito, e Carla Regina Dornelles Abreu, diretora da Casa da Criança, comentam sobre a importância do trabalho realizado pela instituição. “As nossas crianças estão, agora, acolhidas adequadamente. Tem um espaço físico bom para elas. É uma gratidão muito grande eles poderem estar lá usando aquele espaço”, exalta Bora. A diretora Carla explica que não é fácil, mas que se sente muito grata em participar das atividades da Casa e que é um desafio pessoal. “Assumir a direção é estar em desafios constantes no dia a dia e, com certeza, estou realizada no que estou vivenciando neste momento da minha vida”.

Como forma de preservar as crianças e adolescentes que recebem o atendimento e o acolhimento da Casa, o endereço e o nome dos menores não são revelados pela instituição.