Caps de Taquara lança exposição voltada ao Setembro Amarelo

Acervo foi desenvolvido ao longo do ano pelos pacientes do Caps I e Caps AD Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara lançou no saguão da Prefeitura de Taquara nesta segunda-feira (5) uma exposição artística com trabalhos produzidos pelos pacientes do Caps I e Caps AD, que prestam atendimento às pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. A mostra faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Até o final do mês, a comunidade poderá visitar o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede do Poder Executivo, para acompanhar a exibição.

 

A maior parte do acervo foi feita com material reciclável, como garrafas pet, latas, madeiras e jornais. Na exibição, estão expostos quadros, garrafas decoradas, porta-retratos, vasos de plantas, entre outros itens de decoração. A coordenadora da Saúde Mental de Taquara, Briany Oliveira, destaca que o desenvolvimento dos materiais é uma das iniciativas que acompanham o tratamento terapêutico dos pacientes. “Isso ajuda para que eles tenham mais autonomia, ampliando seu poder de escolha e de tomada de decisões. Também eleva a autoestima destas pessoas, mostrando que elas são capazes de desenvolver lindos trabalhos, além de ampliar o convívio e a ajuda entre os usuários e a equipe multidisciplinar”, salienta.

 

Importância do projeto

 

A prefeita Sirlei Silveira ressalta a importância da exposição, que auxilia na recuperação dos pacientes atendidos. “São trabalhos muito lindos feitos pelos pacientes, que conseguem desenvolver seus talentos através da arte. Isso os ajuda em seus tratamentos, e a terem uma saúde mental mais fortalecida”, complementa.

 

Os trabalhos foram desenvolvidos através de oficinas promovidas pela oficineira Rosana dos Santos Maria, que trabalha no Caps I e Caps AD.  “Todos ficaram muito felizes em ter seus trabalhos expostos aqui. Eu vejo o esforço diário de cada um deles, que se empenharam muito bem e deram o seu melhor. É uma terapia para os pacientes, que se sentem mais valorizados”, comenta.

 

Exposição

 

Todo o acervo foi desenvolvido ao longo deste ano. A população poderá acompanhar os trabalhos durante o horário de expediente da Prefeitura de Taquara, de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. O endereço é na Rua Tristão Monteiro, 1278, Bairro Centro.