Capacitação para implantação do prontuário eletrônico inicia em abril nas Unidades Básicas de Saúde de Taquara

Paulo Linden, funcionário de TI da Prefeitura, explica sobre o novo sistema. Foto: Magda Rabie / Prefeitura de Taquara

Taquara – A Secretaria Municipal de Saúde finalizou o cronograma para a capacitação G-MUS com a empresa Inovadora para a implantação do prontuário eletrônico nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taquara. A primeira etapa ocorre de 5 a 9 de abril, nas UBSs Empresa (5/4), Santa Terezinha (6/4), Mundo Novo (7/4), Santa Maria e Eldorado (8/4) e Piazito e equipe de odontologia do Posto 24 Horas (9/4). Na segunda etapa, em cronograma a ser estabelecido, as UBSs do interior também receberão a capacitação. A previsão da secretaria é que todas as unidades tenham seu sistema interligado até maio deste ano.

A medida tem como intuito potencializar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo maior racionalidade, resolutividade e efetividade aos serviços oferecidos à população. Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, com este sistema em funcionamento toda a gestão da secretaria será otimizada. “O prontuário eletrônico é preconizado como ferramenta obrigatória de trabalho em todas as SMS do país e o único custo que o município terá com esta implantação será de 40 horas de capacitação, nada mais”, menciona Ana.

Ana explica que o prontuário eletrônico conterá todas as informações referentes aos atendimentos prestados pelo SUS ao usuário, elaborando ao passar de cada atendimento, um histórico do paciente. “O prontuário será o que fazemos hoje com as fichas de atendimento ambulatorial no papel. Todas as informações, todo cadastro do usuário do SUS de Taquara será enviado para dentro do sistema. Assim, onde o paciente circular, seja na farmácia municipal, num encaminhamento de exames, num transporte para algum hospital, tudo será registrado. Os médicos, enfermeiros, agentes de saúde, atendentes poderão acessar o prontuário, cada qual em uma parte específica, com permissão de acesso ao que se refere ao seu atendimento, pois há o sigilo”, afirma a secretária.