Campanha literária é lançada pelos programas PIM e Criança Feliz de Taquara

Visitadores do PIM e PCF de Taquara. Foto: Prefeitura de Taquara

Taquara –  Com o intuito de estimular a fala, a escrita, a criatividade, promover o desenvolvimento infantil na aprendizagem e trabalhar o vínculo da família com a criança, os programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM) de Taquara lançam a Campanha Literária com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A intenção é arrecadar livros com temas infantis para as crianças assistidas pelos programas. Durante todo o mês de julho, quem quiser contribuir basta levar os livros doados até a sede do Cras, localizada na rua Henrique Bauermann, 2318.

“Sabe-se que a leitura traz muitos benefícios ao ser humano. Pensando no pouco ou nenhum acesso que as famílias atendidas pelo PIM e PCF têm acerca da leitura, decidimos durante reunião entre os dez visitadores dos programas lançar a campanha visando estimular o desenvolvimento das crianças trabalhando historinhas infantis. Criamos fantoches da historinha “Os Três Porquinhos” e confeccionamos o primeiro livrinho para as crianças colorirem e fazerem um final diferente para a história”, destaca a coordenadora dos programas PIM e PCF, Débora Coelho.

A visitadora Simara Stein, formada em pedagogia e neuropsicopedagogia, observa a relevância da campanha. “A leitura desenvolve o raciocínio lógico, a concentração, a percepção, a imaginação, trabalha o desenvolvimento da fala e ajuda a criança a entender alguns sentimentos, mas o mais importante, trabalha a criação de vínculo, o amor. A opção que eu dou para as famílias é trabalhar as imagens, as cores, o nome dos objetos, dos animais, não só a leitura propriamente dita. Precisamos deste apoio de todas as famílias para que possamos trabalhar com nossos pequenos o gosto pela leitura”, menciona Simara.