Por Prefeitura de Taquara
A Campanha do Agasalho 2023 está em andamento no Município. Quem tiver condições de ajudar pode levar doações de agasalhos e calçados até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Taquara, que fica na Rua Guilherme Lahm, 947, Bairro Centro, sempre às quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.
Camisetas mangas compridas, calças, blusões, jaquetas, casacos, cobertores, meias, calçados, principalmente do vestuário masculino são bem vindos. “Habitualmente recebemos muitas peças femininas, mas temos um público considerado de pessoas do sexo masculino que acessam os nossos serviços e necessitam de roupas e calçados para se aquecerem. O inverno está apenas começando e virá com tudo, por isso solicitamos o apoio da comunidade na campanha. O pouco que cada um doar será importante para quem precisa”, destaca o secretário da pasta, Maurício Souza.
Triagem, separação e destinação
Após o recebimento das peças pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, elas são enviadas para a Adra – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais. A organização humanitária faz toda a triagem das roupas, lava, dobra, empacota. Os pacotes seguem para entidades socioassistenciais parceiras que, até o momento, são a Capela São João Batista e o Centro Espírita Irmã Dalva.
Estas entidades são responsáveis por destinar às pessoas necessitadas os agasalhos recebidos na campanha. Na Capela São João Batista o atendimento é nas terças-feiras, das 14h às 16h30; e no Centro Espírita Irmã Dalva, o atendimento é feito pela Área de Assistência e Promoção Social Espírita – AAPSE, nas segundas-feiras, das 13h às 14h45 e nas quartas, das 15h às 16h45. “Estamos abertos a novas parcerias. Outras instituições que desejarem participar da campanha podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o cadastramento”, reitera o secretário Maurício.
Simone Carvalho está desempregada no momento e viu uma oportunidade de buscar algumas roupas para ela e a filha Echeley Carvalho Martins, 4 anos, no Centro Espírita Irmã Dalva. “É muito importante ações como esta para ajudar a gente quando estamos precisando, até conseguirmos um novo emprego”, mencionou Simone. Shaiane Oliveira da Silva também está desempregada e com a filha Maya Emanuelle da Silva Balbino, 2 anos, buscou auxílio na entidade socioassistencial. “A Prefeitura e as entidades trabalharem juntas facilita para todos e fica mais organizado o trabalho”, pontuou Shaiane.