Campanha de Vacinação em Taquara atingiu, até agora, 58% da meta

Foto: Divulgação

Por Henrique Ternus Lamb

Taquara – A prefeitura de Taquara divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), dados da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no município. De acordo com a nota, a campanha atingiu 58% da meta de imunização até agora e registra baixa procura durante a terceira fase. Nesta etapa, que se estende até o dia 5 de junho, foram vacinadas aproximadamente 1900 pessoas, de um total esperado de cerca de 8 mil.

A terceira fase da campanha foi dividida em duas etapas. A primeira ocorreu entre os dias 11 a 17 de maio, e foi direcionada para gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e crianças entre 6 meses e 6 anos. Este último grupo causa certa preocupação na prefeitura, pois somente 512 foram vacinadas até agora, quando o objetivo é imunizar mais de 3800. Já a segunda etapa, que começou na última segunda-feira (18), tem como objetivo imunizar adultos entre 55 e 59 anos, além de professores das escolas públicas e privadas. No total, somente 24% das pessoas dos públicos-alvo foram vacinadas nesta terceira fase.

A primeira fase foi a de maior adesão da comunidade taquarense, que imunizou 98,6% dos idosos e 100% dos profissionais da Saúde. Já a segunda fase imunizou cerca de 30% das 4 mil pessoas estimadas, entre portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas de forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A enfermeira Fernanda Flores reforça que as pessoas que integram grupos de outras fases ainda podem se vacinar nas últimas semanas da Campanha, e salienta a importância da imunização para as crianças. “É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças para se vacinarem. Esta é uma proteção que todas as crianças, aliás todas as pessoas têm direito e devem ser atendidas. Estamos à disposição da comunidade em todos os postos de Taquara”, afirmou a enfermeira.

O secretário de Saúde de Taquara, Vanderlei Vili Petry, reforçou a vacina para as crianças e afirmou que a pasta está buscando intensificar o chamamento para os pais e responsáveis. “É muito importante que elas estejam com esta vacina em dia. Sabemos que a questão da pandemia pode atrapalhar a demanda, mas com os devidos cuidados deve-se levar as crianças para vacinar em benefício à saúde delas”, destacou Petry.

Todos os postos de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atendem a Campanha de Vacinação da Gripe, de segunda a sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O atendimento na UBS Piazito é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.