Caminho dos Pinheirinhos, em Igrejinha, chega em sua 8ª edição

Pinheirinhos são adornados por diversas empresas e entidades da cidade Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Com a chegada do fim do ano, começam os preparativos para o Natal. Em Igrejinha, a Prefeitura está promovendo a 8ª edição do Natal Voluntário – Caminho dos Pinheirinhos. A ação consiste no embelezamento da cidade com as pequenas árvores, colocadas ao longo das avenidas Castelo Branco e Ildo Meneghetti, através de parcerias entre o poder público municipal e a iniciativa privada.

 

A empresa que quiser participar deve fazer sua inscrição através do formulário disponibilizado no site oficial da Prefeitura. O prazo máximo é o dia 22 de novembro, já que entre os dias 23 e 25 acontece a decoração dos pinheirinhos. Os inscritos precisam providenciar apenas os enfeites e a iluminação, além de um quilo de bala ou pirulito e um brinquedo.

 

Diferente das outras edições, neste ano os locais de cada empresa não serão definidos por sorteio, mas por ordem de inscrição. “Em 2019, foram cerca de 230 participantes. Para este ano, estamos disponibilizando 240 pinheirinhos”, explica o responsável pela pasta de Turismo, Dirceu Linden. A escolha de não incrementar os números se deu em função das incertezas causadas pela pandemia, conforme o secretário.

 

Adaptações necessárias em meio à pandemia

Outra mudança presente nesta edição é no prazo para decoração, que se estenderá por três dias para evitar aglomeração de pessoas nas vias. Além disso, toda programação de Natal ainda é incerta. “Tínhamos teatro, encontro com Papai Noel, mas isso não tem muito sentido agora. De acordo com a evolução da pandemia, dá para estudar algo de atração, mas acredito que esse ano vai ser mais decoração e iluminação da cidade”, avalia Dirceu Linden.

Já são mais de 170 inscritos este ano

O projeto foi concebido no gabinete da primeira-dama Janice Wilhelm, em 2013. A cada edição, a iniciativa se fortaleceu. Neste ano, apesar da pandemia, a participação da comunidade é destaque: cerca de 170 inscrições já haviam sido recebidas até a última semana, conforme Janice. “Em todos os anos, nunca foi assim. A gente sempre se preocupava em postar, divulgar, porque a procura parecia ser pouca”, comenta. A meta do Caminho dos Pinheirinhos é chegar até a ERS-115, se tornando um atrativo para os milhares de turistas que passam pela rodovia.