Depois de debater sobre prevenção de riscos e ameaças de desastres naturais e turismo e desenvolvimento regional, a Câmara de Vereadores de Taquara se prepara para reunir um qualificado grupo de profissionais para tratar de outro assunto de expressiva relevância: os direitos das pessoas com deficiência.
O III Simpósio Legislativo de Desenvolvimento e Políticas Públicas acontece no dia 4 de outubro, no plenário Hélio Cardoso Neto.
O evento tem início previsto para as 8h30 e vai contar com a presença de diversos palestrantes engajados no tema abordado, como o advogado Jorge Curtis, único profissional do Brasil que atende em Língua Brasileira de Sinais (Libras), especialista no Direito da Pessoa com Deficiência, além da neuropsicopedagoga Pâmela Pschichholz, que também é psicopedagoga, educadora especial inclusiva e escritora da série de livros Fazendo Inclusão.
A comunidade interessada no assunto está convidada e o acesso é gratuito.
Presidente comenta
Marcelo Maciel (União), presidente da Casa, é idealizador do projeto dos simpósios e reforça o intuito principal da iniciativa. “O evento tem por objetivo abrir as portas do Legislativo para conhecer as demandas dos familiares, das pessoas com deficiência residentes no município, por meio de trocas de experiências, abrir para o diálogo e levar informações, construindo novas políticas públicas para o município”, pontua. “Durante o simpósio passarão profissionais, pessoas com deficiência e familiares, um marco na história e na construção de uma sociedade mais empática e inclusiva de Taquara”, finaliza Maciel.
Demais palestrantes
O time de convidados para o III Simpósio é composto ainda por Bertha Zanatta, arquiteta e urbanista (acessibilidade arquitetônica), presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência de Gramado; Isabel Ferrari, jornalista há 24 anos na RBSTV, repórter e mãe atípica; Miriam Freitas, tradutora e intérprete de libras, instrutora de Libras pela FENEIS/RS, criadora do Primeiro Encontro de Surdos de Parobé; Alisson Martins, asperger com altas qualidades e assessor de Relações Institucionais e Responsabilidade Sócio-ambiental.
Assuntos a se debater
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, a ideia é de que outros assuntos ainda sejam discutidos através de novas edições do simpósio ao longo do ano. “Ainda queremos falar sobre segurança pública, saúde, entre outros conteúdos de interesse geral”, garante Marcelo Maciel.