Câmara de Vereadores de Parobé aprova moção em apoio à reestruturação do plano de carreira da BM

Servidores da BM que foram incluídos a partir de 1997 não possuem perspectiva de ascensão profissional Foto: Lilian Moraes

Por Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação/Câmara dos Vereadores de Parobé

A sessão ordinária desta semana no Legislativo de Parobé aprovou por unanimidade uma Moção de Apoio à Brigada Militar. De autoria do vereador do MDB, Elario Jahn, o documento foi também foi assinado pelos demais parlamentares.

O texto pede que a Câmara encaminhe ofício ao Governo do RS, à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando-Geral da BM, entre outras instituições, com o objetivo de pressionar a criação de um plano que reestruture o plano de carreira dos servidores de nível médio da BM. Uma minuta já foi apresentada pelas entidades de classe representativas dos servidores.

Conforme o proponente, a moção foi feita de acordo com o pedido de servidores que atuam na corporação do município. Outras Casas Legislativas também apreciaram a moção de apoio nas últimas semanas.

“Este plano significa uma melhoria no atendimento à população gaúcha e ainda representa uma redução nos gastos da máquina pública. A inexistência de uma proposta que atenda os militares estaduais de nível médio, acarreta em um prejuízo aos servidores, tanto pela inconstância das promoções quanto pela inexistência de previsão legal para que isto seja feito”, explica Jahn.

A iniciativa desta mobilização partiu dos policiais militares, que buscam apoio para obter ascensão profissional. Todos aqueles que foram incluídos a partir do ano de 1997 não possuem perspectiva de promoção automática, limitando-se a abertura de concursos internos, com número de vagas e calendário indefinidos.