Bombeiros de Rolante terão projeto pioneiro de energia solar com o apoio do Sicredi

Recentemente, o Sicredi firmou um acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante para a viabilização de um financiamento de um sistema de captação de energia fotovoltaica para a instituição. No total, são 500 mil reais de recursos disponíveis. Esse método deve estar em funcionamento ainda nesse semestre e é resultado do Seminário Internacional de Energias Renováveis, realizado no mês de março na Faccat com o objetivo de estimular a troca do custo de energia por investimento em energia renovável.
Esse tipo de financiamento é realizado a preço de custo e busca promover o desenvolvimento de entidades sociais e filantrópicas que frequentemente necessitam de apoio para continuar prestando seus serviços às comunidades. Dessa forma, com a obtenção dos sistemas de captação de energia solar, as entidades acabam reduzindo seu custo fixo, visto que ao final de cinco anos o sistema já estará quitado e podem, assim, promover uma melhoria no direcionamento de seus recursos.

Sicredi incentiva e apoia o desenvolvimento local

O diretor executivo do Sicredi Nordeste RS, Álvaro Link explica como esse processo de conduzir os custos funciona. “São entidades que, por não visarem o lucro, não teriam condições financeiras de adquirir o sistema de energia fotovoltaico, dessa forma, o Sicredi abre mão do lucro para que essas entidades possam fazer a aquisição. Apoiar esse tipo de ação vai de acordo com a nossa missão. ” De acordo com Richard Fogaça, assessor de marketing do Sicredi Nordeste RS, a única taxa que será paga pelos bombeiros é o CDI, que são títulos lançados por instituições financeiras (neste caso, o Sicredi) com o intuito de transferir recursos entre empresas que possuem reserva e empresas que necessitam de capital para repor o seu caixa.

Consumo de energia

Segundo os dados divulgados pelo Almanaque CIA World Factbook em 2016/2017, o Brasil é o 7º maior consumidor de energia no mundo e o maior da América do Sul, por outro lado, também recebe uma irradiação, número superior a 3000 horas por ano, tornando o país com a maior taxa de irradiação solar em todo o mundo. O que faz a iniciativa do Sicredi se tornar ainda mais importante, pois a cooperativa já possui opções de financiamento voltadas a pessoas físicas e jurídicas, que planejam utilizar fontes renováveis e alternativas de geração de energia em suas atividades, propagando um sistema de energia que só faz bem para a natureza.

O que é
energia
fotovoltaica?

Este tipo de energia é produzido dependente única exclusivamente da luz solar e essa captação pode ser realizada mesmo em dias nublados ou chuvosos. O que interessa, neste caso, é a quantidade da radiação solar, que quanto maior for a captação, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Entre seus principais benefícios está a redução da poluição e das taxas de carbono, baixa necessidade de manutenção, diminuição no valor da conta da luz e sustentabilidade. Existem dois tipos de sistema de geração de energia fotovoltaica que podem ser instalados, o off-grid e o on-grid. O potencial máximo permitido na geração distribuída para a fonte solar é 5 MW. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Rolante, Leandro Gottschalk, valoriza a ação. “Seremos a primeira unidade de Bombeiros no estado a instalar e planejar uma sede sustentável, e o Sicredi faz parte de nossa história desde nossa fundação em 2001, sendo fundamental está parceria para realização deste projeto”, destaca o comandante.

Texto: Lilian Moraes

Fotos: Divulgação/Bombeiros Voluntários de Roalnte