Bombeiros de Parobé vão receber mais de R$ 150 mil em novos equipamentos

Luiz Miguel preside a Associação de Voluntários e atua como bombeiro. Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – Um investimento aguardado há muito tempo está prestes a se concretizar para o Corpo de Bombeiros de Parobé. Com recursos da Prefeitura, a corporação está adquirindo uma série de equipamentos que garantem ação mais efetiva em situações adversas e principalmente a segurança dos agentes. O valor do investimento é de R$ 150 mil.

O presidente da Associação Voluntária de Bombeiros Misto de Parobé, Luiz Miguel da Silva, explica que o quartel possui uma estrutura precária e que a compra vai fornecer principalmente materiais de combate a incêndio. “ Hoje, se tem uma casa pegando fogo, eu não consigo adentrar ela preservando a minha vida porque vou me queimar com os equipamentos que temos. Com o novo, vamos ter mais segurança para fazer isso e podemos até procurar alguém se for o caso, fazendo um trabalho melhor”, ressalta.

“Consideramos essencial este investimento em equipamentos que oferecem mais segurança aos nossos nobres bombeiros e que resultarão em serviços de ainda mais agilidade e qualidade no combate a incêndios. Temos trabalhado em diversas frentes para captar recursos e investir em equipamentos e estrutura adequadas e diferenciadas ao Corpo de Bombeiros, uma corporação que presta um serviço essencial à nossa comunidade”, destaca o prefeito Diego Picucha.

Materiais mais caros
A dificuldade para aquisição de equipamentos básicos vem também do alto preço dos materiais. A corporação não possui fonte de renda para ajudar nos custos dos voluntários, como alimentação e transporte. Grande parte dos equipamentos são oriundos de doações feitas em troca de treinamentos. “O material de bombeiro é mais caro por ser mais específico e porque precisa seguir normas europeias”, elenca Miguel. A lista de compras tem 14 itens, entre eles estão casacos (foto acima); capacetes de proteção com LED acoplada; capuzes tipo balaclava; conjuntos de casaco e calça com proteção contra chamas; botas táticas multifuncionais; blusões de lã com composição de acrílico; botas anti chamas; luvas de combate a incêndio e gandolas.