Bebê e família de Riozinho deixam Hospital Criança Conceição após 10 meses de internação

Na quinta-feira, 18 de novembro, a pequena Hellena da Silva Smaniotto, de dez meses, recebe alta do Hospital Criança Conceição (HCC). A guerreira, filha da comerciaria Aline Oldolf da Silva, de 24 anos, e do barbeiro Natan Michael Smaniotto, de 30 anos, nasceu no Hospital Conceição prematura, com 28 semanas, pesando 1,08 quilo.

Hellena e a irmã gêmea, Victória, nasceram no dia 13 de janeiro deste ano. Com dois meses de vida, as pequenas foram separadas: Victória recebeu alta do hospital e foi para a casa, em Riozinho, no interior do Estado, enquanto Hellena, por necessidade de oxigênio, ficou no hospital.

Após alguns dias, em abril, Hellena positivou para a Covid-19, desenvolvendo um quadro grave, permanecendo na UTI por cerca de 45 dias, onde lutou pela sua vida. Após vários momentos difíceis, quando se recuperou da doença, Hellena desenvolveu um quadro grave de bronquiolite viral.

“Foi um período muito difícil, ela foi uma verdadeira guerreira”, destaca a mãe, que ressalta também que a distância foi um fator muito complicado para a família: “A gente não conseguia estar aqui todos os dias, todas as noites, pela distância, e também tínhamos que cuidar dos irmãos dela (Victória e Victor Hugo da Silva Smaniotto)”.

O médico intensivista pediátrico do HCC Luiz Braun Filho relata a sensação de ver a pequena Hellena recebendo alta do hospital depois de passar por tantas dificuldades: “É recompensador para a equipe de saúde ver que uma criança que passou por tantas situações graves tenha hoje a possibilidade de voltar para a sua família, com um bom desenvolvimento e qualidade de vida”.

Hellena vai para a casa pela primeira vez desde que nasceu, onde vai reencontrar a irmã gêmea, Victória, e conhecer o seu irmão mais velho, Victor Hugo, ainda com alguns cuidados, mas com a estrutura ideal para recebê-la. “Esperamos muito por este momento de juntar as gêmeas novamente. É uma felicidade sem tamanho”, destaca Aline.

O Grupo Hospitalar Conceição deseja boa recuperação para esta guerreira.

Créditos: Gabriel Niquele (Texto e fotos)