Barragem das Laranjeiras recebe tampão de concreto em ponto comprometido

Foto: CEEE

Três Coroas – Após laudos técnicos apontarem a necessidade de intervenções emergenciais na Barragem das Laranjeiras, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) construiu um tampão de concreto na parte comprometida da estrutura. O próximo passo deve ser definido após conclusão de estudos de uma consultoria especializada, que vai apontar a necessidade ou não da realização de outras obras complementares.

O laudo foi elaborado logo após o esvaziamento do reservatório, ocorrido em outubro do ano passado. O que motivou a mobilização foi um vazamento de grandes proporções identificado pela Defesa Civil de Três Coroas na ombreira esquerda da barragem. Apesar disso, a CEEE informa que não foram constatados danos na inspeção realizada por engenheiros em novembro.

“Para assegurar as condições de segurança, o reservatório está sendo mantido vazio e está sendo realizada a contratação da revisão periódica da estrutura, atendendo a Política Nacional de Segurança de Barragens”, informa a companhia, que implantou vigilância e restrições de acesso nas dependências da barragem, de forma a evitar ações de vândalos e da entrada de pessoal não autorizado.

A Barragem das Laranjeiras fica situada na divisa entre os municípios de Três Coroas e Canela e atualmente é de responsabilidade da CEEE.

Fique por dentro
O futuro da estrutura parece interessar mais ao município de Canela, que tem acompanhado de perto a situação e já tem projetos para o local. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Canela, Jackson Muller, a Prefeitura exigiu da CEEE o Plano de Emergência de Barragens, contemplando as medidas de contingência para definir estratégias quanto à situação pós esvaziamento, uma vez que restou grande quantidade de material sedimentar acumulado no interior do lago. Além disso, diz, “estamos avaliando o interesse de empreendedores privados no uso da barragem para geração de energia, com investimento em reformas.”