Vale do Paranhana fica classificado como bandeira laranja após análise de recurso

Governador Eduardo Leite atualiza análise de recursos sobre as bandeiras no RS Foto: Reprodução/YouTube

Região – O recurso apresentado pelos prefeitos das cidades que compõem a região de Taquara foi analisado pelo Gabinete de Crise do governo do Estado e a decisão, divulgada nesta segunda-feira, é que a região ficará sob bandeira laranja na próxima semana. Em sua atualização preliminar, a 9ª rodada do Distanciamento Controlado classificou o Vale do Paranhana com risco alto no modelo que mede a situação do coronavírus em diferentes regiões do Estado, o que foi motivo de contestação por parte das prefeituras.

 

Segundo o governador Leite, a região de Taquara apresentou aumento nas hospitalizações, de 2 para 6, o que representa 200%. Além disso, em uma semana, foi registrado o primeiro óbito na região. Esses dados, na análise dos indicadores do Distanciamento Controlado, representam o salto que a região sofreu da bandeira amarela direto para a vermelha. Porém, após análise do Gabinete de Crise, como os números são de baixo patamar, as restrições foram reduzidas para a bandeira laranja.

 

Nas cidades de cobertura do Jornal Repercussão no Vale do Sinos – Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz e Araricá -, como não houve recursos das prefeituras, a região permaneceu na bandeira vermelha e deve permanecer com estas restrições pelo menos até o dia 17.