Bandeira amarela pode reabrir espaços públicos

Fitas de isolamento estão presentes nos pontos mais movimentados em Igrejinha. Foto: Matheus de Oliveira

Região – Já se passaram mais de cinco meses desde que os espaços públicos foram interditados para evitar aglomerações. Antes em uma curva ascendente de contágio, a região agora se mantém estabilizada no avanço da Covid-19. Apesar de estarem classificados em bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado, os municípios ainda não determinaram mudanças neste protocolo sanitário.

 

Em Igrejinha, a discussão pode entrar em pauta em uma eventual classificação em risco baixo, conforme o chefe da fiscalização, César Horlle. “Se sairmos da (bandeira) laranja para a amarela, podemos flexibilizar. Tudo conforme o número de casos e ocupação do hospital. São os principais indicadores que avaliamos junto com a Secretaria de Saúde”, diz.

 

Fiscalização em Taquara

Conforme o secretário de Segurança e Trânsito, Rafael Mateus da Rosa, a fiscalização do município de Taquara segue com ações de fiscais para orientar pessoas aglomeradas em espaços públicos para que voltem para suas casas e evitem sair.

 

Avaliação semanal em Igrejinha

Prorrogado em 3 de setembro, o decreto que restringe praças e parques tem vigor até o dia 22 do mesmo mês. Até lá, profissionais da fiscalização e da saúde devem avaliar o avanço ou recuo da doença na cidade. Enquanto isso, a comunidade deve continuar respeitando o distanciamento.

“Temos nossos fiscais que ficam circulando por toda a cidade. Fora do horário comercial, ficamos de sobreaviso”, destaca Horlle. Estão isolados com fitas e sinalizações os pontos de maior fluxo, como a Praça Dona Luisa, no Centro, praça do bairro XV de Novembro e os decks da Avenida Castelo Branco. Situações de irregularidade podem ser denunciadas pelos canais oficiais da Prefeitura. Todo cidadão pode flagrar situações e relatá-las aos órgãos competentes do governo.