Bairros e loteamentos de Igrejinha receberão novas academias ao ar livre nas próximas semanas

Praça do bairro XV de Novembro foi uma das primeiras a receber equipamentos Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Desenvolvido pela Administração igrejinhense há mais de 10 anos, o projeto que oferece academias ao ar livre para a população da cidade realizar exercícios físicos vai contemplar mais três praças da cidade. Conforme a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em breve, os loteamentos Rothmann e Cascata, além do bairro Lajeadinho ,irão receber academias ao ar livre. De acordo com, Dirceu Valdir Linden, responsável pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, de Igrejinha, a expectativa é de que nos próximos dias os equipamentos sejam recebidos para o início da instalação.

Essa ação é resultado de uma licitação aberta pela Prefeitura para a aquisição parcelada de aparelhos. Segundo a Secretaria, os novos aparelhos serão utilizados para equipar praças novas e também substituir aparelhos que por ventura estejam danificados.

“Eles serão utilizados de acordo com a demanda do município. Como é uma licitação que serve para um ano, não necessariamente a gente precisa colocar esse ano, vamos ir usando conforme a necessidade”, conta Linden.

Promover bons hábitos para a comunidade

O secretário ainda fala sobre a ação e destaca o envolvimento das comunidades dos bairros, com os espaços de exercícios. “São equipamentos que todo mundo usa. Desde o jovem até a terceira idade. Percebemos que são aparelhos muito bem aproveitados pelas comunidades. Muitas pessoas gostam de fazer suas caminhadas e depois se exercitar nas academias”, disse.

A ideia da Secretaria é instalar academias semelhantes as que já existem nos bairros XV de Novembro, Ritter, Morada Verde, Saibreira I, entre outros. Linden também cita que, na cidade, mais de 15 praças possuem academias ao ar livre e argumenta que a intenção da Administração é oferecer espaços para promover bons hábitos, sem custos para a população. “Muita gente que não tem condições de pagar para usar equipamentos em academias privadas faz uso destes nas praças, as pessoas se sentem à vontade para se exercitar e curtir estes espaços públicos”, complementa.