Bairro Empresa e Loteamento Eldorado, em Taquara, receberão obras de melhorias em ruas

Para melhorar o acesso dos moradores aos bairros da cidade, a Prefeitura de Taquara encaminhou, ainda em 2018, uma série de projetos que visam melhorar a trafegabilidade de ruas da cidade. No bairro Empresa, as ruas Passo Fundo, Miraguai e Cambará do Sul receberão pavimentação com pedras irregulares e passeio público. De acordo com a diretora de Planejamento e Urbanismo, Josiane da Rosa, as ruas foram escolhidas pela Administração Pública. O início das obras de pavimentação dessas ruas está condicionada a liberação de recursos que estão sendo aguardados através de uma emenda parlamentar, no valor de R$250 mil, indicada em 2018, pelo então Deputado Federal José Luiz Stédile, atual Secretário Estadual de Obras e Habitação, e com contrapartida a ser disponibilizada pelo município.
A emenda foi cadastrada no Sistema de Convênios (SICONV), do Governo Federal, mas ainda aguarda a liberação dos recursos para os trabalhos possam iniciar. Até lá, há apeonas a promessa, cuja concretização é aguardada pela Administração.

Loteamento Eldorado terá trecho de via pavimentado

A rua Reinoldo Jaeger, no Loteamento Eldorado, localizada às margens da RS-115, receberá melhorias, em um trecho da via, com bloquetos de concreto. Para que parte da rua pudesse ser pavimentada, o Deputado Federal Alceu Moreira encaminhou emenda no valor de R$ 280 mil, ainda em 2018. O projeto foi cadastrada no SICONV e, segundo Josiane, atualmente a Administração Municipal está aguardando que a Caixa conclua sua análise de aprovação para então saber quando os recursos serão liberados. O Loteamento Eldorado atualmente possui apenas estradas de chão. Os moradores sofrem com a poeira nos dias quentes de sol, e com o barro quando a temporada é de chuva. A pavimentação de parte da rua Reinoldo Jaeger é um começo para melhorar a acessibilidade dos moradores ao local. Nesta obra também haverá contrapartida do Município.

Prefeitura aguarda por liberação

Os projetos de melhorias previstas para ambas as ruas, no momento, aguardam aprovação. Enquanto os recursos não são liberados, os moradores precisam conviver com as más condições de tráfego, tanto com carros e motos, quanto a pé. “Todas as emendas destinadas em 2018, por enquanto, estão apenas cadastradas pela Administração. Ainda levará um tempo até concluirmos a última fase do processo, que é o dinheiro entrar na conta do município”, explicou Josiane. O que resta a população que reside nos bairros é aguardar a liberação dessas verbas, para que finalmente possam ter um acesso de qualidade às suas residências.

Texto e fotos: Gabriela Cardoso