Avicultura em Três Coroas ganha atenção resultando em ampliações de estruturas físicas

Fábio Radke
de Três Coroas

Produtores rurais do município estão investindo na avicultura a partir de assistência técnica especializada e também suporte para o gerenciamento do negócio.
Na região da Estrada do Barro Preto, o produtor Jorge Pedroso amplia suas instalações para criações de frangos para engorda com assessoria por parte da própria granja parceira, assim como Prefeitura e Emater/Ascar.
Atualmente, três agricultores são integrados a uma granja de Nova Petrópolis, e produzem para o abate cada uma, em torno de 5 a 6 lotes de aves ao ano.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vilmar Port, afirma que a avicultura pode se tornar algo bem rentável para os produtores rurais. “O segmento é importante por que gera também retorno ao municipio nos impostos. Claro que dá trabalho, mas o retorno é rápido. Em pouco tempo se tira o investimento. Em um ano, por exemplo, podem ser produzidos em torno de seis lotes de aves”, avaliou.
A ampliação das instalações do Pedroso possibilita que um lote, que pode chegar a 16 mil aves, possa ser entregue aos cuidados dele pela granja. O galpão terá uma dimensão de 15 x 80 metros quadrados.
“Estamos ajudando por meio de terraplanagem e permitindo o acesso ao local e também toda estrutura para que os caminhões possam manobrar na região”, declarou Port.

Elaboração de projetos para obtenção de linhas de crédito passa pelo escritório da Emater

As ampliações das estruturas físicas dos galpões que recebem as aves necessitam de todo um planejamento adequado. Isso incluiu desde estudos técnicos de viabilidade da criação e até investimentos adequados, a fim de assegurar o sucesso do produtor rural no respectivo ramo.
O responsável pelo escritório da Emater/Ascar em Três Coroas, João da Rocha, reforça que hoje a principal assistência prestada têm sido quanto a obtenção de crédito. “Geralmente as granjas já vem com projeto com questões técnicas das instalações, a nossa principal ajuda é no sentido de orientação para ter acesso as linhas de crédito”, pontua Rocha.
Ainda segundo ele, os projetos de crédito organizados por meio da Emater/Ascar são em parceria com agências bancárias da região. Atualmente, as instituições financeiras – Bancos do Brasil, Sicredi e Sicoob oferecem aos produtores rurais de Três Coroas, linhas de crédito voltadas a atividade rural.

Sobre o ramo de avicultura

Foto: Emater de Três Coroas