Auxílio emergencial para comércios, serviços e indústrias beneficia 37 empresas em Rolante

Foto: Lilian Moraes

Rolante – Na intenção de contribuir para que o impacto da crise causada pelo coronavírus não chegasse de forma tão severa nas empresas do município, a Prefeitura de Rolante disponibilizou, recentemente, um auxílio emergencial para Comércios, Serviços e Indústrias instaladas na cidade.

 

Através de uma lei aprovada em maio, empresas foram amparadas com um auxílio de 40% do aluguel para pagamento de locação de imóveis no município. De acordo com o informado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio de seu responsável, Evandro Afonso Lembi, foram utilizados R$ 75.620,00 do programa, atendendo 37 empresas da cidade. “Sabemos que quase todos setores da economia estão de alguma forma enfrentando dificuldades, uns mais, outros menos, mas é um grande desafio para uma Administração Pública Municipal com recursos próprios poder atingir todas empresas do munícipio”, comenta.

 

O secretário ainda destaca os motivos que levaram a Prefeitura a idealizar o programa. “Pensamos no auxílio para empresas que pagam aluguel e estiveram por algum período da pandemia fechadas (por determinação de decretos), garantindo a manutenção dos empregos para poder receber um auxílio por três meses. Não é isto que vai salvar uma empresa, mas nestes momentos difíceis, toda ajuda é bem-vinda, contribuindo com os custos da empresa”, pontua.

No total, foram disponibilizados R$ 250 mil para o programa.

Confiança na recuperação da economia

Lembi também revela que a Administração está trabalhando em programas de incentivo para a retomada da economia. “Estamos trabalhando em projetos catalizadores do Desenvolvimento Econômico de uma forma sustentável. Em parceria com uma universidade, estamos criando uma Incubadora Híbrida com ênfase no setor de alimentos, para oportunizar para novos empreendedores que queiram investir no município, ter o apoio necessário no plano de negócios, no desenvolvimento do produto, estudo de mercado e até no espaço necessário para começar”, conta.

O setor do Turismo, também está recebendo uma atenção especial. “O Destino Rolante está sendo muito procurado pelos turistas e vai ‘bombar’ cada vez mais. E muitos empreendedores da gastronomia e hospedagens estão sinalizando investimentos futuros. Nosso papel foi capacitar os empreendedores, estabelecendo boas práticas de higienização, cumprindo protocolos para prevenção da Covid-19 e mantendo a segurança de todos”, conclui.

Ajuda importante

Para o secretário responsável pela pasta, essa contribuição também foi importante para a economia do município. “Sempre contribui, dinheiro que circula pelo comércio e movimenta a economia local”, destaca Evandro.

A lista das empresas beneficiadas com o incentivo não foi divulgada pela Administração.