Aulas presenciais retornam na próxima terça-feira em Taquara

Taquara – A partir do decreto estadual publicado na última terça-feira (27), a retomada das aulas presenciais está permitida em todo Rio Grande do Sul. O modelo de Distanciamento Controlado se ajusta à atual realidade da pandemia no Estado passando de bandeira preta para bandeira vermelha. Em Taquara, as aulas nas escolas municipais iniciam, na próxima terça-feira, dia 4 de maio, com algumas orientações e particularidades dependendo a etapa de ensino. As redes estaduais e particulares seguem os seus próprios calendários.

“Na terça-feira, retornam de forma escalonada alunos da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses), primeiros, segundos, terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio”, menciona a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira. Segundo explica Carla, numa semana as aulas presenciais serão destinadas a um grupo de alunos e o outro grupo permanecerá com aulas remotas, trocando semanalmente.

No âmbito das crianças matriculadas na etapa creche (zero a 3 anos e 11 meses de idade), o retorno também acontece na próxima terça-feira. A secretaria salienta que para estes alunos não haverá escalonamento, voltando o mesmo sistema realizado no início do ano. “Na etapa creche retornam de forma integral 50% dos alunos matriculados nas nossas escolas, valendo a pesquisa realizada com os pais e responsáveis e o sorteio promovido em cada instituição de ensino”, reitera Carla.

Na segunda-feira, 17 de maio, retornam alunos matriculados nos quartos, quintos, sextos, sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental e alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio.

Para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) as aulas dos anos iniciais e finais seguem conforme a sua modalidade acima citada e para a Escola Taquarense de Jovens e Adultos (ESTAJA) a organização é própria onde os professores já estão em contato com os alunos.

Mesmo com a liberação das aulas em todos os níveis de ensino, o retorno não é obrigatório, podendo ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes, sendo que quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.

De acordo com as novas medidas divulgadas pelo Estado, as escolas que permitirem o retorno presencial devem seguir as regras sanitárias estabelecidas e observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, o uso de materiais individuais e a vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Quem retorna e quando?

04/05/2021 (terça-feira)

Educação Infantil
Creche (zero a 3a11m) – integral com 50% dos alunos já sorteados
Pré-escola (4a a 5a11m) – de forma escalonada

Ensino Fundamental
1º ano / 2º ano / 3º ano / 9º ano – de forma escalonada

Ensino Médio
3º ano – de forma escalonada

17/05/2021 (segunda-feira)

Ensino Fundamental
4º ano / 5º ano / 6º ano / 7º ano / 8º ano – de forma escalonada

Ensino Médio
1º ano / 2º ano – de forma escalonada

EJA
Anos iniciais e finais conforme a sua modalidade acima citada

ESTAJA
Conforme organização própria