Ato marca a entrega de nova ambulância aos Bombeiros Voluntários de Igrejinha

Entrega oficial aconteceu na tarde de quarta-feira (19) Foto: Lilian Moraes

A quarta-feira (19) foi de entrega especial no Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha (CBVI).
Uma ambulância totalmente equipada foi oficialmente apresentada em um ato simbólico que contou com a presença do prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, do diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia, do presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST) durante a 33ª Oktoberfest, Tiago Petry, e demais convidados.

O veículo Sprinter foi adquirido com R$ 267 mil destinados pela EGR e equipado pouco tempo depois com R$ 119 mil repassados pela AMIFEST, através dos resultados obtidos na Oktoberfest do ano passado.

O comandante da corporação, Joni Feltes, comenta sobre o reforço da frota. “É um veículo que para nós é de extrema importância. Vai servir a toda a comunidade, não só de Igrejinha, mas da região. Para atender usuários das rodovias ERS-115, 020 e até mesmo da 239. São recursos oriundos da EGR que proporcionaram essa aquisição e vem de encontro a ideia dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha, assim como a AMIFEST, em transformar isso em recursos para a nossa comunidade”, salienta Feltes.

Hörlle, por sua vez, ressalta a união dos esforços para colocar o novo veículo à disposição da comunidade. “Estas parcerias construídas ao longo do tempo vêm fazendo com que a cidade possa atender cada vez melhor a comunidade. Então em nome do município quero agradecer vocês [bombeiros], à AMIFEST, a EGR e todos que participaram deste momento”, cita o prefeito.

Mais detalhes

Foto: Lilian Moraes

A nova ambulância é descrita como um veículo misto, pois além de proporcionar o atendimento às vítimas, possibilita também que os bombeiros tenham todos os equipamentos necessários para a ocorrência à disposição. “Das mais diferentes situações, desde resgate veicular, salvamento aquático, salvamento em altura, enfim, ela abrange as necessidades do bombeiro para que ele possa realizar o atendimento da melhor qualidade”, explica Joni Feltes.

Terreno para a construção da nova sede já foi cedido

Os Bombeiros Voluntários de Igrejinha atuam há 17 anos na cidade e no último aniversário, diversas conquistas foram celebradas na sede da corporação. Uma delas foi o anúncio da concessão de um terreno de propriedade do município aos bombeiros, onde será construída uma nova sede do CBVI.
O espaço fica no bairro Vila Nova e segundo o comandante da corporação, o presidente da Câmara de Vereadores já autorizou a cedência do espaço. “Já está andando essa tramitação. Em princípio, as questões legais de repasse do terreno aos bombeiros já estão ok. Agora precisamos ajustar detalhes para ver quem é que vai fazer a parte de construção da nova sede”, revela Joni.
Com os procedimentos burocráticos efetivados, o trabalho para angariar fundos para o início da construção da nova sede iniciaram. Novidades devem ser anunciadas pelos próprios bombeiros conforme o andamento das negociações.

Visão de quem faz

Para nós é uma imensa alegria poder contar com esse equipamento e proporcionar uma melhor qualidade e agilidade no atendimento a urgências e emergências não só da cidade, mas como da região”.

Joni Feltes, comandante dos Bombeiros Voluntários

 

Ficamos tranquilos porque o Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha faz todo esse acompanhamento e cobertura na 115 e isso nos dá a tranquilidade que o usuário está protegido, pois tem os bombeiros em condições de fazer o devido atendimento”.

Luiz Fernando Záchia, diretor-presidente da EGR