Atendimentos da saúde animal de Igrejinha ultrapassa números de 2019

O atendimento no município é específico para animais de rua, sem nenhum suporte Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – O serviço de atenção para a saúde animal, desenvolvido pela Prefeitura de Igrejinha, segue gerando resultados na cidade. Preocupada com o bem-estar animal, a Administração realiza, regularmente, atendimentos divididos entre vacinação, exames, testes, esterilizações, internações e transfusões.

 

Segundo dados levantados pela reportagem do Grupo Repercussão junto à secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do município, em 2020 são realizados, aproximadamente, 50 atendimentos semanais pela equipe que trabalha no setor, o que representa 20 acolhimentos a mais dos que foram efetuados por semana, no ano passado.

 

Os atendimentos viabilizados pelo município ainda possuem uma característica. De acordo com o responsável pela pasta, Jeferson Corá, o serviço de atendimento realizado pelo setor de atenção animal de Igrejinha é voltado especificamente “para animais de rua, que não possuem qualquer tipo de suporte”, esclarece o secretário.

 

Ideia colocada em prática e estrutura para atender animais de rua

Questionado sobre a ideia de voltar as atenções para a saúde animal no município, Corá conta sobre como surgiu a proposta e fala da estrutura. “Este era um serviço que não existia em Igrejinha. Tinha um bom trabalho voluntário da ONG e através de uma parceria, melhoramos o serviço. Temos um local específico que serve de lar de passagem, já temos uma equipe técnica de atendimento, incluindo médica veterinária e assistentes, e agora estamos construindo uma clínica municipal para atendimento dos animais de rua”, relembra o secretário.

Estrutura fixa para atendimentos

Recentemente, o município encaminhou o início da construção do Centro de Castração Municipal. A estrutura terá sede na rua Tristão Monteiro, nº 450, no bairro XV de Novembro, e será financiada com recursos de R$ 106.990,51 provenientes do caixa municipal.

Segundo Corá, a entrega da obra está prevista para o final do mês de outubro/início de novembro. Em breve a administração divulgará como serão realizados os atendimentos da clínica municipal.