Artista plástico faz releitura de 27m² de cidade coirmã de Igrejinha repleta de detalhes e vida

Pintura no Centro Administrativo contará com 27m² Foto: Fabio Machado

As obras do Centro Administrativo de Igrejinha estão à todo vapor e quem passa pela avenida Ildo Meneghetti pode visualizar o estágio avançado da construção, entretanto, quem usa a via em frente ao prédio também pode perceber que em uma das extremidades uma pintura está sendo reproduzida na parede da nova estrutura.
Por trás dos traços sendo desenhados, histórias se confundem e fazem com que o significado da obra seja ainda maior. Edgar Wilde, figura histórica de Igrejinha, recebeu a incumbência de fazer uma releitura de um quadro pintado no ano de 1650, que retrata a imagem da cidade de Simmern, reconhecida como cidade-irmã de Igrejinha há sete anos atrás e que, desde então, se tornou um símbolo de união entre as duas cidades.
De acordo com Wilde, o pedido da administração surgiu porque há uma semelhança entre as duas cidades e, devido a história que elas têm em comum, será proporcionada uma espécie de homenagem ao município alemão.
O artista também comenta que se sente satisfeito de a releitura ter confiado no seu trabalho para retratar a obra. “Eu conheço o prefeito desde criança. Era professor da escola Luterana Redentor e ele era aluno nosso, fez da primeira série até a oitava e ele tem boas lembranças da escola”, relembra.

“Eu tinha feito um afresco em uma igreja uma vez, mas nada dessa dimensão”, afirma o pintor

Wilde conta que mesmo tendo pintado 285 quadros após a aposentadoria, é a primeira vez que ele é convidado para retratar uma imagem deste tamanho em uma parede. “Ainda não tinha feito nada igual. Aqui serão 9m de largura e 3m de altura, são 27m²”, explica. A obra deve ser entregue no final de março.

 

Cidades foram reconhecidas como irmãs há sete anos
Em maio de 2013, após o Prefeito Joel Wilhelm visitar a cidade de Simmern e Igrejinha também receber o prefeito alemão, Andreas Nicolay, foi aprovado o processo que instituia Igrejinha e Simmern como co-irmãs. Desde então, as cidades carregam este título com o intuito de ampliar o intercâmbio entre as localidades, no entanto, segundo o historiador igrejinhense Erni Guilherme Engelmann, essa ligação iniciou 10 anos antes, quando um grupo de pessoas visitou a sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Igrejinha, capitaneados por Otto Mayer, interlocutor de Igrejinha em Simmern.
Com a relação cada vez mais sólida, amizades entre os povos foram se fortalecendo e este convívio dura até hoje. Este ano, no início de março, um grupo de Simmern irá visitar Igrejinha e conhecerá a estrutura do novo Centro Administrativo, assim como a pintura que está sendo retratada por Edgar Wilde.