Artista de Três Coroas conta vivências através de revista em quadrinhos

Além de desenhar, Gê também roteirizou a história da revista Foto: Diego de Oliveira

Ele é mineiro, mas há 17 anos escolheu Três Coroas para viver e encantar a todos com a sua arte. Gê Mendes, como é conhecido no Vale do Paranhana, é um dos talentos locais agraciados pela Lei Aldir Blanc, que conseguiu materializar um sonho através do auxílio criado no ano passado, para ajudar profissionais do setor cultural.
Foi por meio do subsídio que a revista em quadrinhos “Incríveis aventuras na cidade verde – feitas por mim e por você” ganhou vida e está disponível para os apaixonados por HQ’s da região.
A publicação é uma autobiografia, que conta através de uma narrativa leve, as vivências do artista desde a sua infância até os dias atuais, onde ele relembra o embate cultural que foi submetido quando chegou no Rio Grande do Sul, episódios de racismo e momentos de conexão com Três Coroas.
Contudo, diferente dos roteiros habituais, a revista apresenta uma forma diferente de interação com o leitor. Isso porque o artista disponibilizou oito páginas em branco, onde quem lê também pode contar suas experiências com a cidade verde. “Não necessariamente precisa ser um munícipe. A ideia é justamente que as pessoas possam relatar naquele espaço uma história vivida aqui, seja em algum ponto turístico ou pela cidade mesmo”, explica.

Projetos com escolas do município estão sendo trabalhados pelo artista

Questionado sobre seus planos de apresentar e desenvolver os quadrinhos nas escolas do município, Gê revela que possui projetos em mente “Sem dúvidas, eu tenho em mente um outro projeto paralelo de trabalhar os quadrinhos nas escolas, seja, talvez, com os meus trabalhos antigos, mas sim, já tenho essa vontade, algumas coisas em mente (…)”, disse. “Hoje eu vejo que a meninada está cada vez mais no digital, não está trabalhando essa questão da imaginação. Por ser uma região que são cidades menores, não tem tanto acesso a determinados artistas ou profissionais que trabalham em determinadas áreas. A minha ideia é sim trabalhar nas escolas, fazer workshop’s com as crianças e etc”, conta.

Como adquirir um exemplar?