Artigo: “Gripe Canina”, por Tatiane F. Müller

Por
Tatiane F. Müller
CRMV 10.427
contato@clinicaarcadenoe.com.br
Emergências: 997-996-216

Friozinho chegando e junto com ele vem também a nossa preocupação com gripes e resfriados. Infelizmente, nossos amigos caninos também podem ser vítimas das baixas temperaturas. Eles também ficam “gripados”!

A gripe canina manifesta-se como uma traqueobronquite, e é também chamada de Tosse dos Canis, pois o sintoma mais comum da doença é uma tosse constante, como se o animal estivesse engasgado. Essa tosse pode ser seca ou acompanhada de secreção. Muitas vezes há produção de uma espuma branca, podendo ser confundido com quadro de vômito. A doença costuma iniciar-se subitamente e o animal parece tentar se livrar de algo preso em sua garganta, sendo semelhante à ingestão de corpo estranho. Os cães também podem apresentar febre, apatia, falta de apetite, intolerância ao exercício e, em casos mais graves, infecções secundárias como pneumonia, principalmente em animais com imunidade mais baixa, que é o caso dos filhotes e idosos.

Essa enfermidade ocorre devido à três agentes, sendo extremamente contagiosos: Parainfluienza, Adenovirus e uma bactéria chamada Bordetella Bronchiseptica. É comum iniciar o aparecimento dos casos quando as temperaturas diminuem e em locais onde há aglomeração de animais a doença se espalha rapidamente.

A boa notícia é que há vacina específica para esta “gripe”, podendo ser realizada anualmente no seu companheiro canino. Esta é a melhor forma de prevenção!
E lembre de sempre proteger o pet das mudanças bruscas de temperatura.

Para maiores informações de prevenção dessa e outras doenças que afetam nossos Pet´s, entre em contato conosco, juntos podemos melhorar ainda mais a saúde e qualidade de vida de quem amamos.

EMERGÊNCIAS 99799-6216
www.clinicaarcadenoe.com.br