Arte e memória na celebração dos 35 anos do Colégio João Mosmann de Parobé

Foto: Divulgação

Parobé – O Colégio Estadual João Mosmann, situado no bairro Cohab em Parobé-RS, comemorou seus 35 anos de existência nessa quarta-feira dia 27 de Novembro com uma grande exposição de quadros artísticos. Foram apresentadas ao público escolar cerca de 60 quadros feitos pelos alunos do 1º e 2º do Ensino Médio do educandário.

As telas retratam a história e memória de Parobé com suas primeiras construções, a ferrovia, as primeiras empresas do município e pessoas que fizeram a história do município, tais como a parteira Ana, o empresário Nestor Herculano de Paula e João Mosmann (que deu nome à escola).

A exposição faz parte do projeto “A história de Parobé-RS em tela e tinta:  as memórias da cidade através da educação patrimonial” desenvolvida pelo professor de história Maicon Diego Rodrigues. De acordo com o professor, o objetivo do projeto é “preservar a memória parobeense contida no patrimônio histórico do município através da educação patrimonial alicerçada na pintura e na fotografia. A escola como espaço educativo tem esse papel de preservar a história e memória do município, sendo esse um elemento fundamental para a formação cidadã”.

Atualmente, o Colégio João Mosmann atende cerca de 540 alunos do ensino fundamental e ensino médio, nos turnos da manhã, tarde e noite.