App da campanha “Compra Aqui Igrejinha” é lançado e contribuintes já podem cadastrar notas

App já está disponível para download nos sitemas operacionais Android e IOS Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Após pouco mais de um mês desde a sua aprovação, o projeto “Compra Aqui Igrejinha”, criado para fomentar a economia local e que prevê desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o contribuinte que efetuar compras no comércio da cidade já pode ser utilizado.

O aplicativo para registro das notas foi lançado nesta semana e conta com uma interface de fácil acesso, que permite que interessados em cadastrar os comprovantes baixem o app na loja do seu smartphone.

Através da plataforma, usuários podem efetuar o seu registro preenchendo os dados solicitados e também marcando a opção “sou proprietário de imóvel em Igrejinha/RS” caso queira cadastrar notas para receber o desconto em benefício próprio ou “acumular pontos para um proprietário de imóvel” em caso de estar fazendo o cadastro para outra pessoa. Depois do registro concluído, o próximo passo é a validação das notas, que deve ser feita através da leitura do QR Code inserido em cada comprovante.

De acordo com a Prefeitura de Igrejinha, a cada 100 pontos o consumidor ganha 1% de desconto no imposto, podendo chegar em até 20% por imóvel. Quem ultrapassar esse número pode solicitar a troca nos anos seguintes, em um prazo de até cinco anos.

Confira como funcionará o programa de pontos

Iniciativa pioneira

Vinicio Wallauer, chefe de gabinete do Prefeito Joel Wilhelm, comenta sobre a iniciativa. “Igrejinha é pioneira em ter um aplicativo específico para o cadastro de notas. Então a cidade assumiu esse pioneirismo nessa área tecnológica, disponibilizando um aplicativo para que as pessoas baixem em celular e ali elas podem lançar as notas, gerenciar seus pontos e, no final do ano, fazer essa troca pelos pontos”, conta Wallauer.

Conforme detalhado por Joel no dia do anúncio de lançamento do aplicativo, notas emitidas desde o dia 23 de março são válidas e podem ser cadastradas no programa. Será possível cadastrar três tipos de notas no programa: a nota fiscal eletrônica (NF-e), a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) e a nota fiscal ao consumidor (NFC-e).