Após perderem suas casas em um incêndio na RS-115, moradores de Taquara recebem doações

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

O incêndio de grandes proporções que atingiu as sete casas ao lado da RS-115, em Taquara, na avenida Oscar Martins Rangel, bairro Santa Maria, foi controlado na terça-feira. Porém, as famílias ainda precisam de ajuda.

 

Ao menos 23 pessoas precisaram deixar as suas residências durante a noite, entre elas 13 crianças. Felizmente, ninguém se feriu. Maicon Rodrigo, de 36 anos, que morava em uma das casas, disse que todos estavam dormindo quando o incêndio começou. Todos os pertences foram perdidos, restando apenas a roupa do corpo.

Uma equipe do Instituto Geral de Perícias foi até o local e iniciou a coleta de dados. As informações obtidas foram encaminhadas para a Polícia Civil de Taquara, que está dando prosseguimento na investigação.

Os moradores já foram atendidos pela Assistência Social de Taquara e pelo CRAS, Centro de Referência em Assistência Social. Eles receberam cestas básicas, roupas, itens de higiene e limpeza, além de colchões e roupas de cama para dormir.

Segundo a Defesa Civil de Taquara, parte dos moradores decidiu ficar na igreja onde estão abrigados, enquanto que o restante foi para a casa de familiares.

 

Solidariedade e acolhimento

As primeiras ajudas, que chegaram aos moradores, ocorreram ainda na madrugada de terça-feir, 14. Matheus Modler, coordenador da Defesa Civil, afirma que as equipes chegaram no endereço por volta das 3h30. A primeira ação foi com uma psicóloga do CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, era preciso avaliar quais as necessidades das pessoas que ficaram sem o seu lar. Os principais itens pedidos são roupas e calçados para as crianças, além de alimentos não perecíveis, como leite.

 

Construir novamente

O chefe de gabinete da Prefeitura de Taquara, Franciel Oliveira, afirmou que, a partir da manhã de hoje (16), uma máquina vai ser utilizada para a remoção dos escombros do terreno.

O objetivo é firmar a terra para que novas casas sejam construídas no local. Para essa ajuda, estão sendo aceitas doações de materiais de construção. Os produtos podem ser entregues através do gabinete do vice-prefeito de Taquara, Nelson Martins, e também na própria Defesa Civil.

Outro item necessário para os moradores é um colchão de solteiro, para um idoso acamado. Ele pode ser entregue na Defesa Civil.