Após anos de espera, localidade de Rolante recebe poço de água potável

Prefeito Rippel acompanhando a perfuração do poço na Colônia Fleck (Foto: Edna Cardoso)

Rolante – A Prefeitura perfura um poço comunitário na localidade de Colônia Fleck, no interior de Rolante. O objetivo é levar água potável até as residências e resolver o problema da escassez no verão, quando as famílias ficam sem água até para o consumo próprio. Segundo o prefeito Pedro Rippel, após a perfuração e teste de análise de água, serão instalados o reservatório e a bomba. “Depois disso, será feita a extensão de rede até as residências. A expectativa é de conseguirmos terminar tudo isso para o próximo verão”, disse o chefe do Executivo.

A perfuração do poço é feita com recurso de R$ 70 mil do Governo do Estado. “Decretamos situação de emergência com a falta de água deste verão e, então, fomos contemplados pelo Estado”. O valor para concluir o serviço será através da associação de moradores. “Essa é uma parceria que costumamos fazer. A associação será responsável pela administração e funcionamento. Os moradores irão pagar uma taxa pela água e ela fará os serviços. Por exemplo, quando houver um novo morador, a associação fará a ligação da água”, explica Rippel.
A Prefeitura também tenta recursos para a perfuração de poços nas localidades de Sertão e Canta Galo. “Essas duas também enfrentam muita dificuldade. Estamos na expectativa de conseguir recurso”.

“Água chegando nas torneiras”

O prefeito Rippel explica que a conclusão do novo poço será importante somente para o próximo verão porque “o processo é um pouco demorado. Por isso, já estamos atuando no preventivo, para o próximo ano. Nosso objetivo é de que no próximo verão, as famílias já contem com essa água chegando nas suas torneiras; uma água potável”, disse o prefeito, citando que acompanhou a perfuração. ”
Felizmente, deu uma vazão boa de água; cristalina e limpa. Graças a Deus conseguimos a vazão boa; isso é fundamental”.

BOMBEIROS TRANSPORTAM

Os períodos de estiagem, que afetam ainda mais o abastecimento de água nas comunidades do interior, contam com o trabalho dos bombeiros voluntários de Rolante. “Eles fazem esse transporte de água e isso também acaba gerando custo alto. É uma situação bem difícil, mas até conseguir contemplar as localidades com poços, nos dias de escassez, é isso o que temos a fazer”, explica o prefeito, citando que “água é vida. E conseguir proporcionar isso às famílias, é algo que não tem preço. Estou feliz com a Colônia Fleck e estamos tentando para as outras duas mais urgentes”.