Após 30 anos de pedidos, bairro de Parobé terá água potável em 30 dias

Prefeito, diretor do Meio Ambiente, secretário de governo e chefe da Corsan visitando o local (Foto: Eder Zucolotto)

Parobé – Um antigo sonho dos moradores do bairro Planaza está prestes a ser concretizado. A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Obras, trabalhará em parceria com a Corsan, para realizar uma ampliação de rede de água que irá abastecer cerca de 100 famílias da região. As obras de instalação da nova rede de água devem ter início nos próximos dias.
Na última semana, o prefeito de Parobé Diego Picucha, acompanhado do diretor de Meio Ambiente João Rodrigues, do secretário de Governo Joel Vargas e do chefe da Unidade da Corsan de Parobé, Ubiratan da Cunha Guilherme, vistoriou o local que receberá a melhoria.
Serão cerca de 580 metros de rede de água, abrangendo trechos a partir da esquina das ruas João D’Ávila com Bruno Feter, seguindo até a esquina com a rua Tupi, até seu final, e da rua Venezuela a partir da rua Tupi até a esquina com a Rua Mauá até o final dela.
Segundo o prefeito, para viabilizar a melhoria, que irá beneficiar cerca de 400 moradores, a prefeitura irá auxiliar com a abertura das valas e a recomposição da pavimentação. “Não medimos esforços para colocar em prática esse projeto que era tão esperado e desejado pela nossa comunidade”.

Há seis meses, grupo de trabalho iniciou movimento para a ampliação da rede

O diretor do Meio Ambiente, João Rodrigues, conta que todo o movimento para realizar o sonho dos moradores, iniciou há seis meses. “Esse processo começou quando fui chamado por um morador para ver a qualidade da água do poço que estava com problema e constatamos que alguns poços dessa região estão começando a ser contaminados devido ao esgoto que não tem tratamento de saneamento básico – é pouco e precário. Começamos, então, a fazer trabalho de aproximação com moradores para ver a qualidade da água e entrei em contato com a Corsan de uma forma bem estratégica para montar uma parceria”.

Água em 30 dias

O diretor do Meio Ambiente, João Rodrigues, projeta que a obra irá iniciar nesta quinta-feira, dia 22, e a expectativa, se o tempo contribuir, é de que ela seja finalizada em 15 dias. “Com isso, as famílias devem começar a receber água potável em suas casas no período de 30 dias. Estamos felizes com essa união de esforços e que, em um tempo recorde, conseguimos tirar do papel algo que era anseio há anos da comunidade”.

O que eles dizem

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “Trabalhamos junto à Corsan para poder proporcionar essa ampliação tão importante e aguardada pelos moradores desta região. Isso faz parte do nosso esforço contínuo de levarmos mais qualidade de vida às pessoas”.

João Rodrigues, diretor do Meio Ambiente. “Nos sensibilizamos com a situação destes moradores e realmente trabalhamos de uma forma rápida para colocar este projeto, em parceria com a Corsan. Foram anos de espera”.

SAIBA MAIS

*Na semana passada, o diretor reforça, então, que “conseguimos efetivar essa parceria com as secretarias de Obras e Meio Ambiente e Corsan. O prefeito deu toda liberdade para tocar o projeto. Sempre estive a frente para a atender essa demanda de mais de 30 anos. Moradores contam que solicitavam água e não obtinham êxito. Ninguém trouxe água de qualidade para eles, mas agora vamos conseguir”.

*João Rodrigues revela que ficou chocado com o relato de um morador que está há seis meses sem água em casa. “Fiquei chocado, pois ele não tem água para tomar, lavar louça e nem para banho. Me senti na obrigação de fazer algo e fizemos. Muitos nos malharam porque disseram que estávamos querendo aparecer, dizendo que não conseguiríamos, mas batalhamos e estamos conseguindo iniciar a obra em tempo recorde e logo essa comunidade da região terá água potável em suas casas”, conta João Rodrigues.